ASN RR
Compartilhe

As características das mulheres empreendedoras

Será que as características entre empreendedores – homens e mulheres – são diferentes?
Por Sebrae Nacional
ASN RR
Compartilhe

O empreendedorismo feminino tem sido um tema cada vez mais relevante no mundo dos negócios e os números explicam: segundo dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor 2020/2021, o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo: dos nossos 52 milhões de empreendedores, 30 milhões são mulheres (cerca de 57%). Quando o assunto são os MEIs (Microempreendedores Individuais), as mulheres representam 48% do total, com ênfase nos setores da beleza, moda e alimentação.

Mas, o mundo empresarial pode ser bem desafiador para as mulheres que, muitas vezes, precisam se desdobrar para mostrar o seu valor e enfrentar as adversidades com muita resiliência.

Diante dessa realidade, as empreendedoras possuem algumas habilidades e skills que as diferenciam em grande medida dos homens, o que lhes favorecem muito na gestão da sua empresa.

-

Competências femininas

Criatividade
Sim, as mulheres se diferenciam dos homens em vários aspectos e quando o assunto é criatividade, não é diferente. Mulheres empreendedoras sabem da importância de inovar e criar sempre novas oportunidades, seja junto à equipe ou aos clientes.

Empatia
As mulheres empreendedoras são mais carismáticas mesmo quando a situação exige uma postura mais firme. Mas, firmeza não tem a ver com rigidez, por isso lideram com entusiasmo e geralmente alcançam melhores resultados, principalmente na resolução de conflitos.

Organização
As mulheres são, normalmente, organizadas, o que se reflete nos seus locais de trabalho.

Geralmente a mulher empreendedora busca criar um ambiente de trabalho que reflete a sua personalidade e estabilidade emocional.

Rapidez
Mulheres não gostam de “dormir com problemas”, por isso buscam, tanto quanto possível, resolvê-los logo que aparecerem, usando a combinação do seu lado emocional e racional.

Determinação
As mulheres são muito boas para liderar a tomada de decisões em equipes de trabalho. Isso porque levam em consideração a opinião de todos os integrantes do grupo. Além disso, tentam buscar a melhor opção em cada situação com a qual se deparam.

Precisão
No mundo do empreendedorismo feminino, sim, elas são muito diretas. Tanto na hora de dar direcionamento, solicitar a opinião de colaboradores ou ao atender às solicitações de seus compradores e parceiros, por exemplo.

Sensibilidade
Se tem uma característica que define bem o empreendedorismo feminino é a sensibilidade, sem que isso represente fragilidade. Empreendimentos geridos por mulheres possuem maior chance de contar com uma gestão mais diferenciada, com mais empatia e sensibilidade para analisar e solucionar problemas, sempre levando em consideração todas as partes envolvidas.

Mas, empreender nem sempre é um passo tranquilo, uma vez que muitos obstáculos podem se colocar diante das mulheres. Alguns deles são:

  • Preconceito e a discriminação que ainda é muito presente nos ambientes corporativos e empresariais;
  • Acúmulo de responsabilidades entre a vida pessoal e profissional, ou seja, gerir a dupla jornada exige da mulher empreendedora disciplina e muito “jogo de cintura” na gestão do seu tempo;
  • O medo de fracassar e ser julgada pelas pessoas é muito comum nas mulheres empreendedoras. Somente com autoconfiança e determinação elas conseguem vencer esses medos.

O mais importante, é que as mulheres não estão sozinhas e podem contar com o apoio do Sebrae, tanto na criação, como na gestão do seu negócio.

Abaixo, alguns materiais que podem ajudar nessa empreitada:

E se precisar, busque o atendimento do Sebrae através de 0800 570 0800.