ASN RR Atualização
Compartilhe

2º CENSO IMOBILIÁRIO: Apresentação indica crescimento na demanda por novos produtos imobiliários em Boa Vista

Encontro aconteceu na sede da Sinduscon-RR, localizada na Rua Professor Diomedes, 84 - Sala 1 - Centro.
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe
Encontro aconteceu na sede da Sinduscon-RR, localizada na Rua Professor Diomedes, 84 – Sala 1 – Centro.

O 2º Censo Imobiliário de Boa Vista foi apresentado na tarde desta terça-feira, 12 de março, na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon-RR). Os dados apresentados pela Brain Inteligência Estratégica, demonstraram que a projeção do aumento domiciliar no estado entre 2023 e 2028, é de aproximadamente 42.076, mostrando que a procura por novos produtos imobiliários em Roraima é crescente.

Visando fornecer informações sobre o panorama do atual mercado imobiliário boa-vistense, a iniciativa é resultado da parceria entre o Sebrae/RR, Federação da Indústria de Roraima (FIER) e Sinduscon-RR, que juntos contrataram a Brain Inteligência Estratégica, empresa especializada responsável por analisar minuciosamente dados como distribuição habitacional, tipos de empreendimentos imobiliários e custos por metro quadrado.

Este segundo censo mostrou que houve um maior número de financiamentos imobiliário por meio do FGTS, resultado que revela que há uma tendência no mercado, afirmou o superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú.

Ter essas informações é extremamente importante porque através delas os nossos empreendedores conseguem visualizar o cenário do mercado com bastante clareza sobre onde investir e direcionar seus recursos, possibilitando que empresas de pequeno e médio porte analisem o setor imobiliário de Boa Vista com base em dados concretos, acrescentou.

SOBRE A PESQUISA

Conduzido pelo palestrante e gestor da Brian Inteligência Estratégica, Anderson Gonçalves, a pesquisa exibiu os resultados do mercado imobiliário local durante o quarto trimestre de 2023. Um dos destaques apontados foi a redução de lançamentos e o aumento de vendas horizontal em Boa Vista.

Os números apontam que a quantidade de vendas dentro da cidade dobrou, o ano de 2023 teve 251 unidades vendidas, ao comparar com o mesmo período em 2022, que teve apenas 52, percebe-se que houve um aumento de mais de 379%, explicou.

Palestrante e gestor da Brian Inteligência Estratégica, Anderson Gonçalves.

Outro ponto positivo apresentado pelo palestrante foi relacionado a faixa etária da população que reside em Boa Vista. Segundo os dados, 43,9% da população tem até 24 anos, representando uma grande proporção na maturidade financeira, isso significa que são jovens que futuramente estarão em busca da casa própria.

“Este é um dado que serve como um alerta para o setor mobiliário desenvolver novas movimentos que possa atender esse grande público. Um fator relevante neste contexto é o apelo por sustentabilidade e mudanças climáticas, tendo em vista, que essa população atual é bastante engajada nessas temáticas”, esclareceu Baú.

Clerlânio Holanda, presidente do Sinduscon-RR, pontua que o 2º Censo mostrou que Boa Vista é uma cidade que possui um mercado mobiliário latente e de grande influência para a economia do estado.

Podemos destacar que esse cenário é vantajoso, principalmente para os empresários, porque por meio dessas informações eles conseguem prospectar seu negócio de acordo com as demandas do mercado. É fundamental ter acesso a dados concretos que ajude nas tomadas de decisões desses empreendimentos, enfatizou.

Clerlânio Holanda, presidente do Sinduscon-RR.

Acreditando no potencial do estado, a presidente da FIER, Izabel Itikawa, compartilhou que para o empresário, o censo é a oportunidade de passar o mapa estratégico de possibilidades para fortalecer o setor.

Geração de emprego e renda, são fatores que impulsionam essa iniciativa conjunta, pois quanto mais obras se constroem, mais mão de obra é contratada. Dessa maneira, essas orientações são benéficas para todos porque é uma ação que demonstra compromisso com o desenvolvimento do nosso estado, parabenizou a presidente.

Para o empresário, Samuel Costa Souza, proprietário das empresas ‘Segtrab Saúde e Segurança no Trabalho’ e ‘Virtus Serviços e Empreendimentos’ o crescimento do setor é estimulante. “O Censo tem provado que conhecer a realidade local é uma vantagem que abre portas para novos negócios e projetos, pois esses dados nos ajudam a entender onde a nossa empresa pode investir e atuar no mercado de maneira rentável e estratégica”, disse.

Samuel Costa Souza, proprietário das empresas ‘Segtrab Saúde e Segurança no Trabalho’ e ‘Virtus Serviços e Empreendimentos’.

A divulgação do censo é feita a cada trimestre do ano pelo site do Sinduscon-RR (href="https://sinduscon-rr.org.br/">sinduscon-rr.org.br).