ASN RR
Compartilhe

Workshop ‘Guia para competitividade e promoção internacional do turismo” impulsiona setor com tendências e estratégias

Evento ocorreu na tarde desta terça-feira, 27, das 13h45 às 18h no auditório da Sede Administrativa do Sebrae Roraima.
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Evento ocorreu na tarde desta terça-feira, 27, das 13h45 às 18h no auditório da Sede Administrativa do Sebrae Roraima.

Visando contribuir com o desenvolvimento dos destinos turísticos brasileiros, em especial o de Roraima, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) em uma parceria com o Sebrae Nacional e as UFs do país, realizou o workshop ‘Guia para competitividade e promoção internacional do turismo”.

Evento reuniu empreendedores, profissionais, gestores municipais/estaduais, acadêmicos e entidades ligadas ao trade turístico em uma tarde de aprendizagem e debates sobre como impulsionar este setor com inovação e tendências do turismo em 2024.

Ministrado pelo facilitador Mateus Alves, assessor de experiências e competitividade internacional da Embratur, o objetivo do workshop era apresentar as principais estratégias e demandas do turismo internacional, qualificando e orientando os participantes a como atrair esse público para o Estado.

São elementos que podem ajudar na promoção dos destinos turísticos de Roraima e do Brasil para o exterior, mostrando como eles podem utilizar dados para a gestão turística, transformando seus produtos em experiências autênticas. Esse momento traz um impacto importante para este setor porque esses profissionais vão poder aplicar essas ideias em seus negócios e atrair mais turistas estrangeiros para a região, explicou.

Participando deste importante evento, o superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, destacou que é necessário estar constantemente ‘olhando’ para o turismo de maneira planejada, pois um dos principais problemas do setor é a desorganização.

Essa parceria com a Embratur é uma maneira estratégica de impulsionar está área que impacta diretamente a economia do Estado e de todo país, pois gera empregos, vendas e renda. O papel do Sebrae neste contexto, é dar suporte a essas empresas que atuam no turismo porque a maioria são de pequeno porte e nossa missão é justamente fortalecer e transformar os pequenos negócios, frisou.

Divulgando oito tendências e pilares de competitividade do turismo, o facilitador enfatizou sobre “Inteligência de dados”, um modelo de gestão baseados em dados para fazer campanhas, planejamento, informações, ações, entre outros. Neste tópico, foram apresentadas ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas pelos empreendedores para fazer esse mapeamento.

Yule Brasil, gestor do projeto de turismo do Sebrae, comentou que uma das atividades desenvolvidas é trabalhar com destinos turísticos inteligentes, metodologia utilizada pelo Ministério de Turismo e que a instituição adotou desde 2017.

Roraima já está no mapa dos destinos internacionais, a ideia de trazer essa parceria, era qualificar melhor o nosso destino e consequentemente nosso serviço, seja ele de agência, restaurante, hotelaria ou meios de hospedagem. Dessa maneira, vamos conseguir oferecer um serviço mais qualificado e sofisticado para os turistas que vem até o nosso Estado, fortificando este setor pujante e a economia local, descreveu.

Experiências autênticas; Sustentabilidade e Ações sustentáveis; Gestão de Marcas; Acesso aos Mercados Internacionais; Estratégias de promoção internacional e fomento a negócios; Mercados prioritários e pilares estratégicos; Canais de venda no exterior, construção de personas, formação de redes, mobilidade e ferramentas da Embratur, foram outras tendências e assuntos abordados durante o workshop.

Ana Paula Schipitoski, professora da área de turismo e hospitalidade no SENAC, afirma que o encontro trouxe uma nova perspectiva sobre a área de turismo internacional. A educadora estava acompanhada de 10 alunos da sua turma de técnico em guia de turismo que também aproveitaram esse espaço de networking e informações.

Somos um Estado fronteiriço, é inevitável não ter essa visão especial sobre a divulgação internacional dos nossos pontos turísticos, cultura e hospitalidade, então esse workshop veio para somar e ampliar este setor. Como professora, afirmo que todo esse conhecimento adquirido será utilizado em sala de aula e posteriormente no mercado de trabalho pelos alunos, pontuou.

Ana Paula Schipitoski, professora da área de turismo e hospitalidade no SENAC.

Liz Urania, agente de viagem, administradora e coordenadora de atendimento da agência de turismo Makunaima, também compartilhou seu contentamento em relação ao Guia passado no workshop.

“Estamos todos em uma mesma realidade e através do workshop consegui pegar algumas questões de como segmentar, localizar, fazer a comercialização e realizar certos passos para conseguir avançar no que todo mundo espera que é aumentar nosso leque de atendimento e serviços para trazer mais turistas estrangeiros para Roraima”, complementou.

Liz Urania, agente de viagem, administradora e coordenadora de atendimento da agência de turismo Makunaima.

PROJETO DE TURISMO SEBRAE

O Projeto RR-Trade Turístico é uma iniciativa do Sebrae e surge como um impulso estratégico para o turismo em Roraima, focando não apenas em destacar destinos, mas em criar experiências turísticas memoráveis e sustentáveis. Abrangendo segmentos como agências de viagem, atrativos turísticos, gastronomia, meios de hospedagem e transportes turísticos, o projeto oferece consultorias, capacitação técnica e na metodologia de destinos turísticos inteligentes. O projeto é voltado para empresas de pequeno porte (MEI, ME, EPP), tem uma duração de três anos, e busca fortalecer a economia local, promover a governança turística e posicionar Roraima como um destino de referência nacional e internacional.