O primeiro Summit de Comércio Exterior de Roraima chegou ao fim nesta sexta-feira (18), após dois dias de intensas discussões, painéis e palestras sobre como preparar as empresas locais para atuar no mercado internacional. A iniciativa foi promovida pelo Sebrae Roraima em parceria com a Apex Brasil, com o apoio do Sistema Indústria (FIER), Fecomércio, Câmara de Comércio, Governo do Estado e Correios.
Voltado para empresários, empreendedores e profissionais interessados em expandir seus negócios para além das fronteiras brasileiras, o evento apresentou estratégias, cases de sucesso, caminhos para exportação e importação, e orientações para aumentar a competitividade no cenário global.
Durante o encontro, um dos pontos altos foi o destaque dado ao mercado asiático, especialmente à China, tema da palestra de encerramento ministrada por Lincoln Fracari, CEO da China Link Trading. Segundo ele, “a China não é mais a mesma de produtos baratos e ruins. É uma outra China, que todo empresário deveria conhecer, com oportunidades muito mais amplas e sofisticadas. Hoje apresentamos esse novo olhar para que os empresários de Roraima possam se preparar melhor e aproveitar esse potencial”.

O diretor técnico do Sebrae Roraima, Doan Rabelo, destacou a importância da ação para os pequenos negócios do estado.
Esse foi o primeiro Summit de Comércio Exterior aqui no Sebrae, recebendo muitas empresas que estão sendo capacitadas através do programa PIEX para serem internacionalizadas. O Sebrae cumpre seu papel de repassar conhecimento e informações para que os empreendedores de Roraima estejam cada vez mais prontos para atender o mercado internacional.Afirmou.

Já a analista do Sebrae e uma das coordenadoras do evento, Carol Schueng, ressaltou a relevância dos temas abordados.
O Summit veio para trazer temáticas importantes e apoiar nossos empresários para atingirem o mercado internacional. Hoje, no segundo dia, trabalhamos marketing, importação e logística para ajudá-los nesse processo e impulsionar o crescimento do comércio exterior no estado.Explicou.

Lucas Wolkartte, também analista do Sebrae, enfatizou o impacto das palestras.
Foram dois dias pensados para trazer capacitação e plantar uma sementinha em cada empresário que participou, para que possamos cada vez mais alavancar o conhecimento sobre o comércio exterior em Roraima. Abordamos desde logística internacional com os Correios, até marca e mercado asiático com o Lincoln.Pontuou.
Para os empresários participantes, a experiência foi inspiradora. Ana Karoliny, proprietária de uma marca de café, compartilhou sua motivação:
“Vim para agregar conhecimento à minha empresa e conseguir levar meu produto para outros países. Minhas expectativas eram altas e as palestras conseguiram superá-las, com muito conteúdo esclarecedor”.
