ASN RR Atualização
Compartilhe

Setor Público: Delegados da Polícia Civil aprendem a otimizar reuniões em workshop promovido pelo Sebrae/RR

Atividade faz parte do projeto Rotas da Liderança, que atende gestores de instituições públicas e privadas.
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe

Nu último dia de julho (31), delegados da Polícia Civil de Roraima (PCRR) participaram do workshop “Rotas da Liderança: Aprimore suas habilidades para liderar”. A pauta principal foi a otimização de processos e a liderança. Neste módulo, os participantes aprenderam técnicas para tornar reuniões mais produtivas e eficazes.

Durante o evento, facilitado por Geórgia Ferko, os delegados também exploraram suas habilidades por meio de dinâmicas. Segundo Geórgia, a atividade visou fornecer ferramentas para promover o engajamento das equipes.

Os participantes puderam entender alguns procedimentos e dinâmicas de uma reunião, para poder identificar comportamentos alavancadores e desagregadores e lidar com essas situações. A atividade também buscou promover comprometimento e engajamento nos resultados a que se propõem essa reunião: uma postura de liderança enquanto arrolados com outras pessoas da equipe. explicou.

Geórgia Ferko, facilitadora

A delegada Elivania Aguiar, que representou a corporação, destacou as necessidades enfrentadas pelos novos policiais.

Quando a pessoa faz o concurso para ser policial civil, seja para ser delegado de carreira, escrivão, agente, ele não tem muito essa percepção da necessidade de ser um líder dentro da sua unidade policial. Na maioria das vezes, ele vem com aquele encantamento da atividade policial fim: cumprir mandado de prisão, integrar operações… Só que quando ele chega na unidade policial, ele tem que gerir. Seja com questão de férias, servidores, fazer reuniões para feedback, equipamentos e necessidades estruturais para que a atividade fim flua da melhor forma. Essa necessidade a gente consegue identificar e com esse treinamento eles vão fazer isso com mais maestria. afirmou.

Elivania Aguiar, delegada

O delegado Jimmy Santana, responsável pelo setor de RH da corporação, ressaltou que o workshop ajudará na otimização da rotina.

Com certeza a gente vai otimizar o tempo das nossas reuniões e poder tratar, de maneira mais efetiva e documentada, dos problemas que existirem, pra que a gente possa traçar ações de contenção e gerenciamento das questões dentro da nossa instituição.disse.

Jimmy Santana, delegado

Almir Sá, Diretor de Administração e Finanças do Sebrae Roraima, comentou sobre a parceria com a Polícia Civil.

Nós estamos aqui hoje com esse programa de liderança transformadora. E a Polícia Civil, parceira do Sebrae, está dentro de um programa de políticas públicas (…) Liderança não se impõe, se conquista. Tem a questão emocional, todo um processo de fortalecimento e estamos levando esse processo, experiência e investimento, pelo qual o Sebrae já é conhecido, para a Polícia Civil. disse.

Almir Sá, Diretor de Administração e Finanças do Sebrae Roraima

Elissandra Costa, Gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/RR, destacou os benefícios dessa parceria para o serviço público.

O viés que nós trazemos da qualificação de servidores públicos teve a ver com a eficiência e qualidade dos serviços para a sociedade mas, principalmente, na inovação, no autodesenvolvimento da liderança e processos. Quando potencializamos isso, a sociedade ganha em diferencial e agilidade. Em especial, o público da Polícia Civil, nós estamos falando em aplicabilidade da legislação e em melhoria dos processos. afirmou.

Elissandra Costa, Gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/RR

O que é o Rotas da Liderança?

Os workshops do “Rotas da Liderança” visam aprimorar a liderança pessoal, melhorar a convivência produtiva e desenvolver novos líderes. O programa inclui temas como comunicação assertiva, empoderamento de equipes, uso do poder e da influência, inteligência emocional, feedback, gestão de conflitos e reuniões eficazes. Com metodologia prática, os participantes passam por autoavaliações e traçam rotas de aprendizado para melhorar a liderança e os resultados organizacionais.