
Na tarde desta quinta-feira, 29, o Sebrae Roraima realizou mais uma oficina como parte da programação da Semana do MEI, desta vez com um olhar voltado para a inovação e o uso de tecnologias acessíveis no dia a dia dos pequenos negócios. A ação ocorreu na unidade Sebrae Ataíde Teive e contou com a participação de microempreendedores de diversos segmentos, como gastronomia, elétrica e serviços artesanais.
A oficina teve como tema o planejamento de conteúdo para redes sociais utilizando o ChatGPT, uma ferramenta de inteligência artificial que pode ser aliada aos negócios na hora de criar legendas, pensar em estratégias de venda e reafirmar a presença digital das marcas.
Quem conduziu a oficina foi o consultor João Margalho, que trouxe a teoria e prática para a sala de capacitação.
Costumo dizer que é uma palestra e oficina, porque colocamos a mão na massa mesmo. Muitos empreendedores ainda não têm facilidade com a tecnologia, não sabem o que é um prompt, por exemplo. Então, começamos explicando o que é a IA, como funciona o ChatGPT e depois passamos para o planejamento de conteúdo em si.explicou João.
Aproveitando a chegada do mês de junho, a temática foi útil para quem está se preparando para o período junino, quando as vendas costumam aquecer, especialmente para quem trabalha com alimentação. A ideia foi apresentar aos empreendedores o ChatGPT para buscar ideias de receitas, escrever conteúdos atrativos para as redes sociais e, com isso, vender mais e aumentar a renda.
Durante a dinâmica de interação entre os participantes, foi destacada a importância de contar histórias com começo, meio e fim nas redes sociais, pois narrativas são até 22 vezes mais memoráveis que mensagens genéricas, segundo estudos mencionados pelo consultor Margalho.
Jujuba de Cupuaçu
Quem participou e aproveitou a oportunidade foi a jovem Lais Rebelo, de 25 anos, empreendedora indígena da comunidade Kauwê, em Pacaraima. Junto da mãe, dona Vera, e do pai, seu Luiz, ela participa de um negócio familiar voltado para produtos típicos da roça, sendo o carro chefe a jujuba de cupuaçu, uma receita adaptada a partir de um antigo projeto da Embrapa.
Minha mãe teve a ideia de produzir algo com o que a gente já tem na roça, para vender aos turistas que começaram a visitar nossa comunidade. Ela lembrou das jujubas de cupuaçu que viu num projeto, mas a gente precisou adaptar a receita para a nossa realidade. E assim surgiu nosso doce, feito por nós até hoje.contou Lais.

Sobre a oficina, ela foi direta ao afirmar que a participação busca suprir a deficiência de conhecimento nessa área de redes sociais. “A gente quer aprender a lidar melhor com o Instagram, com o WhatsApp, saber como responder um cliente no Direct. A oficina nos ajudou muito nisso”, comemorou.
SEMANA DO MEI
Para a analista do Sebrae, Wandy Franco, responsável pela unidade durante a semana MEI onde a oficina foi realizada, a escolha do tema inovação veio para atender a uma necessidade urgente dos microempreendedores.
A gente sabe que existem muitos conteúdos disponíveis on-line, mas nada substitui o contato olho no olho, a possibilidade de tirar dúvidas na hora, de perguntar como funciona na prática.Destacou.
Ela lembra que muitos empreendedores ainda têm dificuldades com ações simples, como emissão de nota fiscal ou uso de aplicativos. “Por isso trazer essas capacitações gratuitamente, nesse momento da Semana do MEI, é essencial. É um conhecimento que transforma o negócio na base, no dia a dia deles.”
PROGRAMAÇÃO UNIDADE ATAÍDE TEIVE
30/05/2025 – Sexta-feira
Foco no Cliente
09h30 às 11h30
Como se tornar MEl – As vantagens de ter um negócio formalizado
14h às 16h
Agilizando seu atendimento com o Whatsapp
16h às 17h30
Técnicas de vendas e negociação
18h às 22h
Seminário: Venda mais no varejo da moda