Durante três dias, cerca de 100 empreendedores puderam compartilhar seus produtos na Expo Sebrae Delas realizado pelo Sebrae/RR no Parque do Rio Branco, em Boa Vista, em parceria com a Feirinha de Gastronomia e Artesanato da FETEC.
O evento contou com a exposição de produtos de Artesanato, Beleza, Gastronomia e Moda, além de palestras, oficinas, desfiles e muita troca de experiência entre os empreendedores.
Para a Diretora Técnica do Sebrae/RR, Dorete Padilha, este foi um momento de mostrar o potencial empreendedor de Roraima.
“Nessas três noites nós mostramos a força do empreendedorismo de homens e mulheres que mostraram qualidade, inovações, criatividade e o poder transformador dos pequenos negócios. Isso nos dá a certeza de que o Sebrae-RR está cumprindo o seu propósito apoiando e fortalecendo a atividade empreendedora”, proferiu.
O evento ocorreu nos dias 4, 5 e 6 de novembro e contou com os empreendedores que fazem parte dos projetos “Desenvolvimento Setorial Beleza” e “Sebrae Delas” desenvolvidos pelo Sebrae local.
A ideia, segundo a gestora do projeto Sebrae Delas, Giodelma Andrade, é justamente fortalecer o empreendedorismo no estado.
“Tínhamos quase 100 empreendedores trabalhando em harmonia e parceria. A união das empreendedoras para que o evento fosse um sucesso ficou marcado, porque tornou tudo mais leve para o Sebrae”, iniciou.
Para ela, a segunda edição do evento também teve resultados positivos e trouxe ótimas perspectivas para o mercado na região.
“O evento foi um sucesso! A programação superou as expectativas e as empresárias expositoras ficaram satisfeitas com a estrutura e, também, as parcerias e comercializações durante o evento”, acrescentou.
A gestora do projeto Desenvolvimento Setorial Beleza, Jesana Figueira, pontuou que nesta edição participaram do evento negócios de beleza como salões, clínicas de estética, barbearia e lojas de cosméticos, além de participantes do projeto que atenderam ao público, em sua maioria gratuitamente, e com promoções para os visitantes, oportunizando os clientes a conhecerem seus serviços e degustar produtos.
“Os empresários ficaram muito satisfeitos com a experiência, elogiaram bastante a iniciativa e o apoio do Sebrae aos pequenos negócios. Estão ansiosos para a próxima edição e outras empresas estão buscando o Sebrae para tornarem-se expositores na próxima Feira”, disse.
A primeira edição aconteceu em novembro de 2021 também no Parque e reuniu pelo menos 20 empreendedoras. Delma avalia que a cada ano o Expo Sebrae Delas cresça ainda mais.
“Encerramos essa edição já pensado como será a próxima, nas melhorias e novidades, porque sempre aumenta a demanda por participações. O Sebrae tem o objetivo de fomentar a comercialização e o contato direto das empresas com os clientes”, concluiu.
EXPOSITORES
Entre os expositores esteve a Apoliana Castro que atua no ramo de acessórios. Ela começou o negócio Divino Joias há pouco tempo e desde o início tem contato com o apoio do Sebrae para desenvolver o empreendimento.
“Para mim o evento foi um sucesso. Só tenho gratidão ao Sebrae e toda a sua equipe pela iniciativa do evento, que só nos agregou experiências positivas. Também nos trouxe grandes oportunidades com o público presencial, já que minha loja é virtual”, disse.
Além disso, conhecer outras empreendedoras e trocar experiência com essas mulheres também agregou e foi de suma importância para Apoliana.
“Foram três dias de oportunidades para conhecermos empreendedoras e suas histórias do qual compartilhamos e trocamos experiências e dúvidas. Foi uma iniciativa em prol do empreendedorismo feminino que nos traz muitos benefícios”, destacou.
A Ruth Viloria é quem está por trás do empreendimento Ruth Cakes de bolos e doces. Ela conta que vivenciou um importante momento com o Expo Sebrae Delas.
“Foi a primeira vez que participei do evento e foi uma ótima experiência ao conhecer o trabalho de outras mulheres e, também, ter a oportunidade de conhecerem o meu trabalho”, pontuou.
Para ela, o evento também agregou ao empreendimento dela.
“Iniciativas como estas nos mostram que nós não estamos sozinhas”, complementou.
PALESTRAS E OFICINAS
A programação contou com palestras e oficinas com temáticas voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo feminino.
A primeira delas foi uma palestra sobre o programa da CAIXA Econômica, Caixa Para Elas, que oferta crédito, orientações e serviços em parceria com o Sebrae como capacitações e formalização do negócio. A oficina ocorreu nos três dias de evento.
Ainda no primeiro dia de evento, ocorreu desfiles, uma palestra de turismo e a palestra-show “O mundo Afro: Praticidade em suas mãos”.
Já no segundo dia, a programação ficou por conta de sorteios de brindes, desfiles, oficina de maquiagem com o tema da Copa do Mundo e a palestra-show “Penteados com tranças: Inspirações Copa do Mundo”.
O Expo Sebrae Delas encerrou com mais sorteios de brindes e desfiles, oficina de design de sobrancelha e a palestra-show “A nova geração de cuidados capilares”.