O Sebrae/RR recebeu nessa manhã (31) a consultora nacional do projeto Sebrae Beleza e empresários desse setor para revisar todo o termo de normas técnicas da beleza, a norma CB57. O evento acontece no Edifício Sebrae Airton Dias e se estende até a tarde.
O objetivo do encontro é reunir empreendedores do ramo e analisar a norma para estabelecimentos de beleza. A Associação Brasileira das Normas Técnicas (ABNT) inicia nesse ano uma revisão dessa norma que completa 10 anos em 2025. Os empresários se reúnem para debater sugestões para o reajuste, bem como analisar o que deve ou não ser retirado ou acrescentado na norma em relação a técnicas de atendimento.
Marcam presença a Consultora Nacional do Sebrae Beleza, Márcia Antônio, de forma on-line a Gestora Nacional do Sebrae Beleza, Maria Consuelo Mello e parceiros estratégicos relacionados a esses serviços, como gestores de projetos, pequenos negócios e profissionais que se destacam no segmento e que são formadores de opinião.
Na reunião foram destacados assuntos como terminologia, competências e boas práticas. Esses temas foram essenciais para discussão de melhoramentos no atendimento ao cliente.
A gestora estadual do Sebrae Beleza, Bibiana Uchôa, ressalta o objetivo do encontro:
Estamos aqui hoje com barbeiros, cabeleireiros, profissionais da área de estética terapia, capilar, promovendo justamente uma discussão sobre essa norma que regulamenta o setor de beleza, sejam os salões, barbearias, clínicas de beleza, para que a gente consiga ter atualização de três normas: requisitos de boas práticas na prestação de serviços, a terminologia para esses estabelecimentos de beleza e as competências das pessoas que atuam nos estabelecimentos. Então, a nossa representatividade em participar desse trabalho que está acontecendo a nível nacional é de grande valia, porque com essa atualização a gente fortalece o setor, promove modernização, padronização e assegura mais qualidade e segurança para os profissionais e principalmente para os nossos clientes.

A revisão das normas técnicas para o setor da beleza acontecem a cada 10 anos, portanto as funções que serão determinadas hoje se manterão pela próxima década e a previsão é que o novo texto da norma seja finalizado até 31 de julho com vigência de 2026 a 2031.