O Sebrae Roraima recebeu nesta manhã (19) o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para avaliação final do projeto Produção Inclusiva: Escola Sustentável em Roraima, um projeto que visa capacitar agricultores familiares com foco em tecnologias sustentáveis, diversificação de cultivos, agregação de valor e boas práticas produtivas, promovendo também a formalização e gestão de grupos fornecedores.
Estiveram presentes na reunião: o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Roraima, Silvio de Carvalho; a Diretoria executiva do Sebrae/RR: Emerson Baú (diretor superintendente), Doan Rabelo (diretor técnico) e Almir Sá (diretor administrativo financeiro), o gerente do Departamento de Gestão do Fundo Amazônia do BNDES, Eduardo Bizzo, a técnica do BNDES, Pauliane de Oliveira e o coordenador de captação de recursos do Sebrae Roraima, Marlus Almeida.

O projeto Produção Inclusiva: Escola Sustentável em Roraima, foi selecionado para a chamada ‘Amazônia na escola: Comida Saudável e Sustentável’ uma iniciativa com recursos do fundo Amazônia para apoiar o fortalecimento estruturado da produção sustentável da agricultura familiar, visando a alimentação escolar nas redes públicas da Amazônia Legal.
Com objetivo de atuar e apoiar as redes de ensino, o projeto oferta consultorias, oficinas e capacitações sobre conservação e uso de alimentos regionais na alimentação escolar. Além de mobilizar e articular agricultores, escolas, secretarias municipais, cooperativas, conselhos e lideranças para garantir o engajamento de todos os atores envolvidos.
Além desses, outros benefícios ofertados pelo projeto são:
- Diagnosticar as condições locais de produção, bem como o consumo e infraestrutura das escolas e dos produtores;
- Levantar dados sobre logísticas, acesso ao PNAE e capacidade de fornecimento local;
- Melhorar a infraestrutura das escolas, com obras em cozinhas e refeitórios;
- Entregar utensílios, equipamentos, veículos para logística e kits de conectividade com energia solar;
- Produção de hortas escolares;
- Apoiar a infraestrutura de produção rural, com entrega de máquinas, equipamentos, ferramentas e construção de armazéns e sistemas sustentáveis como irrigação e compostagem.
O coordenador de captação de recursos do Sebrae Roraima, Marlus Almeida, destacou o objetivo da reunião:
Hoje recebemos os técnicos do BNDES para visita de avaliação final do projeto ‘Produção Inclusiva: Escola Sustentável em Roraima’, que é um projeto que vai trabalhar a agricultura familiar, a aquisição dos alimentos da agricultura familiar e a oferta desses alimentos sustentáveis, ecologicamente correto e com uma pitada do cardápio regional para as escolas públicas do estado de Roraima.

O gerente do Departamento de Gestão do Fundo Amazônia do BNDES, Eduardo Bizzo, ressaltou o objetivo da iniciativa ‘Amazônia na escola: Comida Saudável e Sustentável’:
Esse projeto apresentado pelo Sebrae/RR foi um dos selecionados para a chamada ‘Amazônia na escola: Comida Saudável e Sustentável’, uma iniciativa que vai trazer para os territórios apoiados uma série de resultados positivos, como a segurança alimentar, a saúde da educação, a alimentação escolar mais contextualizada nos hábitos locais, mas também a melhoria da capacidade de produção, de associação, melhoria dos processos, suas infraestruturas de produção, e além disso a conservação florestal. Essa é uma visita de análise do projeto e é importante como etapa prévia a deliberação da diretoria do BNDES. Finalizou Bizzo.


