ASN RR Atualização
Compartilhe

Sebrae/RR promove integração entre empresas atendidas por programa que impulsiona vendas

Empresários fizeram uma rápida apresentação sobre seus ramos de atuação e assistiram a duas palestras motivadoras sobre os desafios do empreendedorismo
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe

O Sebrae Roraima promoveu o primeiro Encontro de Acolhimento Empresarial entre empresários atendidos pelo programa Move+ Agente de Mercado, na noite desta segunda-feira (10), na sede da instituição, no bairro São Pedro. O projeto disponibilizou sete agentes de mercado para ajudar os empreendedores a aumentar as vendas para outras empresas.

No evento, cerca de 40 representantes das empresas fizeram uma rápida apresentação sobre seus ramos de atuação. Depois, eles assistiram a palestra “Empreendedorismo e Negociação” com o facilitador Nirval Queiroz

Nirval Queiroz, facilitador Sebrae/RR

E depois assistiram à palestra “Vendas B2B” com o consultor e mentor Hiran Lima, em seguida confraternizaram com um coffee break.

Hiran Lima, mentor e consultor

No discurso de abertura, o gerente de Inovação e Mercado do Sebrae/RR, Wharlison Aguiar, incentivou os empresários a ficarem “muito à vontade para, no meio do processo, provocar além do que se propõe o projeto. Podemos torná-lo ainda melhor com vocês”.

Wharlison Aguiar, gerente de Inovação e Mercado do Sebrae/RR

Lançado em maio, o Move+ visa identificar novas oportunidades de mercado e disponibilizar mecanismos de expansão comercial. Ele é dividido em três fases, sendo a primeira já finalizada: a etapa Embarque. Nela, os agentes realizaram o diagnóstico avaliativo de operação das 85 empresas atendidas pelo programa com jornada de 40 horas, e previsto para terminar em dezembro.

A gestora do projeto de mercado do Sebrae/RR, Gabrielle Ribeiro, explicou que os próximos passos incluem a avaliação de expansão comercial nas quais os empresários vão utilizar ferramentas, como onde vão ser aplicadas algumas ferramentas como as matrizes Canvas (planejamento estratégico) e BCG (gestão empresarial) com foco em vendas.

Com base no diagnóstico, é feita uma trilha de qualificação para essas empresas. O objetivo é prepará-las para que, ao final, consigam fazer encontros de aproximação comercial, negociação para, de fato, gerar negócios.pontuou Gabrielle.

Gabrielle Ribeiro, gestora do projeto de mercado do Sebrae/RR

Agente de mercado há um ano no Sebrae/RR, a empresária Simone Figueredo, com 18 anos de experiência em vendas, explicou que sua função é ajudar empresas a buscar novos clientes e fornecedores, e atender outras necessidades: “Estamos aqui para colocar o empresário ‘na cara do gol’. E o gol quem faz é ele,” disse.

Para o empresário Renato Soares, 38, do ramo de laticínios, o agente de mercado é uma iniciativa “inovadora” e necessária do Sebrae.

A gente precisava disso no Estado para fazer networking. Temos agentes de ramos diferentes e isso foi uma virada de chave que o Sebrae deu para movimentar mais o nosso grupo de empresários.avaliou.

Na opinião de José Thomaz, 49, empresário que ajuda clientes a limpar nomes negativados, o Move+ será positivo para impulsionar o próprio negócio. “Muitas das vezes precisamos e até mesmo achamos que as coisas não vão bem, mas quando analisamos processo em que algo pode ser acrescentado e atualizado no nosso serviço, isso é muito bem-vindo. Aceitei o convite pensando não só nas ferramentas, mas no processo que a gente vai adquirir com o Sebrae”, pontuou.