ASN RR Atualização
Compartilhe

Sebrae/RR participa do lançamento de projeto da Embrapa para fortalecer o cultivo da mandioca

O lançamento no Estado é resultado de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Embrapa Mandioca e Fruticultura
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe
Ao canto esquerdo, Almir Sá, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/RR; Helton Fleck, analista de Transferência e Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura; Cassiano Flauzino – superintendente federal do MDA; Hermínio Rocha, analista da Embrapa Pesca e Agricultura; Hyana Meyka, chefe de Transferência de Tecnologia; Everton Diel, pesquisador da Embrapa; Admar Bezerra, analista da Embrapa e Lourenço Cruz, supervisor do SIPT, respectivamente.

O Diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Almir Sá e a gerente da Unidade de Agronegócios, Itamira Soares, participaram do evento de lançamento do Termo de Execução Decentralizada da Reniva – Rede de Multiplicação e Distribuição de Manivas-Semente da Mandioca com Qualidade Genética e Fitossanitária.

O lançamento no Estado é resultado de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Embrapa Mandioca e Fruticultura.

A Rede Reniva promove a articulação de todos os envolvidos na cadeia produtiva da mandioca, com o objetivo de alcançar a produção em escala comercial, a partir da transferência de manivas-semente com qualidade genética e fitossanitária.

O pesquisador Everton Diel, da Embrapa Roraima, apresentou o panorama das pesquisas com cultivares de mandioca em Roraima e, em seguida, os coordenadores da Rede Reniva, os pesquisadores Hermínio Rocha e Helton Fleck, apresentaram a forma de atuação da Rede Reniva e o detalhamento das ações previstas no Termo de Execução.

O diretor do Sebrae/RR, Almir Sá destacou a importância desta iniciativa para o fortalecimento dos pequenos empreendedores rurais.

A cultura da mandioca é uma das mais tradicionais na agricultura familiar e nas pequenas propriedades rurais aqui no Estado, e, para o Sebrae, que atua ao junto desses empreendedores para melhorar a gestão e a comercialização, por meio da sua Unidade de Agronegócios, e tem parcerias exitosas com a Embrapa, este é um momento importante e que trará resultados muitos positivos. enfatizou.