Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Logotipo do Sebrae. O nome “Sebrae” em letras maiúsculas de cor azul, acompanhado de duas barras horizontais azul na parte superior e duas na parte inferior. Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN
ASN RR
Compartilhe
ASN RR
Compartilhe

O Sebrae/RR faz parte do Fórum das Energias Renováveis, formado por 15 instituições que representam o Sistema S, instituições públicas e empresas privadas, que atuam de forma direta ou indireta no mercado das Energias Renováveis.

A primeira reunião deste ano foi realizada no final de janeiro, e teve a participação do diretor técnico, Doan Rabelo e do analista técnico, Fransllyn Nascimento, que contribuíram nas discussões a respeito de temas como a taxação de energia solar, as regulamentações do setor, a eficiência energética e as vantagens que um Sistema de Energia Fotovoltaica, que capta a energia solar e converte em eletricidade pronta para o consumo, trazendo benefícios ao consumidor e ao meio ambiente.

Um item bastante debatido foi a taxação de energia solar, regulamentada pela Lei No.14.300, que trata do pagamento de tarifas pelo consumidor, para cobrir os custos da manutenção da infraestrutura de distribuição da energia gerada nas residências e empresas. O Fórum irá aprofundar a análise e definir seu posicionamento sobre o assunto.

Segundo o Analista Técnico, Fransllyn Nascimento, a contribuição do Sebrae/RR tem acontecido no sentido de contribuir também para a disseminação dos benefícios em relação a eficiência e eficácia dos Sistemas Fotovoltaicos, assim como outras fontes de energias renováveis.

“Esses projetos geram a economia de recursos, porque é possível ter a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais, combatendo o desperdício, reduzindo gastos e preservando o meio ambiente”, afirmou.

Por sugestão do diretor técnico do Sebrae/RR, o Fórum de Energias Renovais irá realizar um evento com a participação de especialistas no assunto, para esclarecer dúvidas, falar sobre as vantagens e também conscientizar a população roraimense sobre a eficiência energética.

“O Fórum pode discutir e encontrar caminhos para fazer com que as pessoas conheçam um pouco mais sobre o funcionamento de um Sistema Fotovoltaico e também os marcos regulatórios que foram sancionados e que devem ser seguidos. É importante que a sociedade conheça, além das vantagens, como podem ter acesso a informações e a empresas que atuam nesse setor em Roraima. Fortalecer esse ramo do empreendedorismo local é importante porque os benefícios se estendem para todos”, disse o diretor técnico Doan Rabelo.

Ao final da reunião foram estruturados 3 grupos de trabalho para dar andamento aos Estudos e proposições micro e mini geração distribuída; Elaboração e registro do regimento Interno do Fórum, e realização de uma campanha de marketing sobre eficiência energética.

Para saber mais sobre o assunto:
Acesse os sites:  https://www.absolar.org.br/ e https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/eficiencia-energetica

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected]
ou fale com a ASN em cada UF