ASN RR Atualização
Compartilhe

Sebrae/RR orienta empreendedores sobre como emitir Nota Fiscal Eletrônica

O documento digital facilita a fiscalização e também traz economia para o empreendedor que não precisa emitir a nota física
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe

O digital tem dominado o mundo e a praticidade chega também na hora de emitir a Nota Fiscal Eletrônica. Porém, como tudo que é novo, para alguns, essa ainda é uma dificuldade. Mas os empreendedores que passaram pela Tenda Caranã da Semana do MEI do Sebrae/RR, nesta terça-feira, 23, saíram de lá com o passo a passo na mão.

“Eu fiquei bastante animada com a proposta do Sebrae oferecer essas palestras, eu tinha bastante dúvidas sobre como emitir a nota e aqui ficou tudo bem esclarecido, além de saber dos benefícios”, compartilhou a empreendedora Derlane Dourado.

Derlane Dourado é MEI e esclareceu dúvidas sobre a emissão de nota fiscal eletrônica com auxílio do Sebrae.

As orientações foram dadas pelos auditores fiscais da Secretaria de Fazenda do Estado de Roraima (SEFAZ), um dos parceiros da Semana MEI.

“A falta de emissão ou erro de preenchimento pode ser enquadrado no crime de sonegação, por isso, a importância de entender e aplicar os processos corretamente. Se não há orientação no começo isso vira uma bola de neve”, ressaltou o auditor fiscal e palestrante, Danilo Garrido.

O documento digital, que formaliza a venda de produtos ou serviços, iniciou a sua implementação em 2005 tornando-se obrigatória para a maioria das empresas, exceto MEI e produtores rurais. A modernização do procedimento, ajudou a diminuir os custos nos processos fiscais, assim há maior praticidade tanto para os órgãos de fiscalização quanto para o empreendedor que economiza na emissão física da nota.

Uma das orientações frisadas, foi o fato de que para o MEI não é exigido essa emissão, uma vez que, apesar de ser um custo reduzido pela nota fiscal eletrônica, ainda é necessário um investimento, pontuou o auditor.

“O MEI é dispensado da emissão de nota quando se vende para a pessoa física, no entanto, se ele realiza um serviço ou venda de produto para uma empresa, é preciso que o contratante faça a Nota Fiscal de entrada, caso contrário, o MEI terá que emitir a nota”.

Caso o empreendedor que é MEI queira realizar a emissão, é necessário um sistema que emita a nota, que geralmente é pago mensalmente ou anualmente, este irá gerar, validar e captar a assinatura eletrônica e enviar para a Sefaz. Além disso é preciso comprar o certificado digital, para que todo esse processo seja realizado da forma correta.

Para o gerente da Unidade de Atendimento ao Cliente do Sebrae, Aldrin Lopes,  o sistema de emissão de nota fiscal eletrônica é um benefício para o empreendedor pois desburocratiza a questão de tributação, mas que precisa ser seguido alguns passos para a correta emissão. Mais informações sobre a emissão de notas pode ser acessado aqui.

“Hoje, o sistema é eficaz, seguro e de fácil acesso ao empresário, pois possibilita maior gerenciamento das suas finanças e tributos, assim como também, dando mais liberdade para o empresário acompanhar suas finanças e para o governo, ser justo e prático em seus controles empresariais”, relata.

A Semana MEI segue a todo vapor até o dia 26 de maio, com palestras diárias para garantir aos empreendedores roraimenses as informações necessárias para alavancar os negócios, a partir das 9h da manhã.

SERVIÇO

O quê: Semana do MEI 2023
Período: 22 a 26 de maio de 2023
Locais: Tenda Canaã (Praça Germano Augusto Sampaio – Rua Carmelo, 1149, Nova Canaã) / Tenda Caranã (Av. Carlos Pereira de Melo, 350, Caranã) / Rorainópolis (Av. Senador Hélio Campos, 2590, Cidade Nova)
Informações: (95) 98404-4234 e 0800 570 0800
Inscrições gratuitas: Vitrine do MEI – Sebrae

-