Antes de dar um passo importante na vida empreendedora, é imprescindível conhecer minuciosamente todo o processo para evitar transtornos futuros, e é claro, que o Sebrae/RR está sempre ao lado do pequeno negócio. Nesse sentido, realizou na terça-feira, 30, a palestra Comece Certo: Formalize.
Aos cerca de 25 participantes, a ideia foi repassar a eles informações sobre os benefícios, direitos, obrigações e responsabilidades para quem tem ou quer registrar um negócio. O analista do Sebrae/RR Bonfim Flávio, ficou responsável por orientar e tirar todas as dúvidas do público.
Na ocasião, foi apresentado também as categorias de negócio como MEI (Micro Empreendedor Individual, ME (Micro Empresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte).
O Sebrae apoia o cliente desde aqueles que já são formalizados, até as pessoas físicas que estão nesse processo. O primeiro passo para começar certo é formalizar e frisamos isso durante a palestra, sobre a importância de estar formalizando e como o Sebrae pode ajudar a pessoa que está querendo formalizar, ressaltou Bonfim.
A dona Valdeniza Bezerra já é formalizada há dois anos e trabalha com a venda de molhos de pimentas e doces na base do buriti, mas aproveitou o momento para entender melhor a sua categoria, mesmo com todo esse tempo de empreendedorismo, ela ainda tem dúvidas.
Quero aprender como fazer, né? Como trabalhar, como executar da maneira correta. Já faço parte do Sebrae há algum tempo, mas quanto mais a gente estuda, mais a gente aprende, pontuou ela.
Ela aproveitou ainda para conhecer algumas das outras soluções do Sebrae/RR como o Projeto Sebrae Delas e fez a sua inscrição. Quem estava entre o público também é a funcionária pública Weylanne Rêgo, ela compartilhou que há tempos estuda a possibilidade de se aventurar no ramo do empreendedorismo, e com a palestra se sentiu mais confiante.
Sempre que posso participo das palestras para adquirir conhecimentos dentro da área empreendedora. Uma vez que eu trabalho numa instituição de pesquisa voltada para esse público, e é uma forma de eu também ter esse aprimoramento. E eu já sou empreteca há 20 anos, então para ter o conhecimento contínuo acerca das ações votadas para o empreendedorismo. Eu preciso trabalhar esse medo de desbravar o novo, compartilhou Weylanne.
Além das palestras que o Sebrae/RR realiza com frequência, há canais de atendimento destinados a auxiliar os empreendedores. Entre eles estão: o atendimento online pelo telefone 0800-570-0800 e os presenciais no prédio do Sebrae Airton Dias.
Há também uma sala disponibilizada na Casa do Cidadão, localizada na rua Izidio Galdino da Silva, 2469, bairro Senador Hélio Campos, para facilitar o acesso às pessoas que moram nos bairros mais afastados do centro. Além do Sebrae Rorainópolis, para aqueles que estão mais ao sul do Estado.