
No dia 23 de agosto, o Sebrae/RR promoveu uma oficina de planejamento estratégico intitulada ‘Alinhamento da Estratégia: ângulos, visão, missão e objetivos do planejamento estratégico 2024-2027’. O evento foi realizado no Tapiri do Sesi Roraima e contou com a participação de diretores, assessores, gerentes, coordenadores e gestores da instituição.
O encontro reuniu Silvio de Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), Emerson Baú, superintendente do Sebrae/RR, Doan Rabelo, diretor técnico do Sebrae/RR, Oridete Ramalho, gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae/RR, Anderson Penha e Carlota Mingolla, consultores externos, e Murilo Terra e Alessandra Ciuffo, representantes da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional.
Silvio de Carvalho, durante sua fala, agradeceu o apoio dos consultores externos e destacou a relevância de reunir a equipe estratégica para impulsionar o DNA do Sebrae, que prioriza o suporte ao micro e pequeno empreendedor.
É de extrema importância ter nossos líderes reunidos para pensar juntos na visão estratégica para o desenvolvimento do estado, esse é o papel do Sebrae e parabenizo todos pela colaboração e envolvimento neste processo primordial disse o presidente do CDE.
Para o superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, é necessário que o Sebrae se mantenha como uma instituição dinâmica e adaptável, sempre buscando caminhos e oportunidades para se desenvolver.
Destaco nossa busca por uma identidade mais profunda como instituição e a importância de estabelecer metas que alcancem até 2035. Temos o desafio de estar sempre atentos às necessidades da comunidade que servimos, os pequenos empreendedores, e fazer a diferença nessa caminhada afirmou.
Anderson Penha, um dos consultores externos, destacou as mudanças no planejamento estratégico, incluindo um olhar mais crítico para o ambiente externo e uma abordagem de longo prazo, levando em consideração cenários mais estáveis e menos impactados por mudanças governamentais.
A ideia é que devemos adotar uma perspectiva mais ampla, levando em conta tanto o cenário nacional quanto o regional. Isso implica em adotar um olhar mais crítico e comprometido com as demandas do ambiente em que atuamos pontuou.

Representando a Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional, Murilo Terra explicou a metodologia Foresight como uma abordagem inovadora na construção do planejamento estratégico.
A metodologia se concentra em identificar tendências e sinais fortes para traçar cenários futuros, permitindo uma abordagem mais adaptativa e proativa explicou.
Oridete Ramalho, gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae/RR, ressaltou que este momento representa uma virada na forma como a instituição aborda seu planejamento estratégico, incorporando novas perspectivas, metodologias e uma visão mais abrangente e de longo prazo.
Neste planejamento para os anos de 2024 a 2027, estamos seguindo essa nova metodologia, e o Sebrae Roraima está liderando a condução desse processo a nível nacional. Esta abordagem está totalmente alinhada com a direção e os objetivos do conselho, visando uma instituição mais proativa e próxima das necessidades dos pequenos negócios concluiu.
Além disso, a instituição promove uma pesquisa em conjunto com a sociedade para entender suas expectativas em relação ao Sebrae. Isso permite dar continuidade ao atendimento de forma mais eficaz e reforçando a importância da instituição para os empreendedores de Roraima.
