ASN RR
Compartilhe

Sebrae/RR em parceria com Ministério do Meio Ambiente realiza programação aberta ao público

As atividades do Programa de Ideação foram realizadas no edifício Airton Dias, de forma gratuita
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe

Além de ser um bootcamp de inovação da região amazônica, o Programa de Ideação tem como foco a educação empreendedora sustentável. O Sebrae sendo a casa do empreendedor, não poderia deixar de apoiar essa iniciativa de criar novas ideias e propostas em benefício da proteção do meio ambiente.

Em formato presencial e com vinte horas de aprendizagem e prática, o programa forma times para buscar soluções para um desafio proposto na hora, voltado para conservação e recuperação da vegetação da Amazônia. A ideia é oferecer uma intensa imersão aos participantes e, dessa forma, os aproximar da realidade de sua região com negócios inovadores.

O programa é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realizado pela Wylinka e Idesam.

Doan Rabelo, diretor técnico do Sebrae-RR, explica que Roraima vêm sendo um referencial no Brasil com a criação de novas oportunidades de negócios, principalmente no que se refere às startups.

A questão ambiental está inserida no tripé do aspecto econômico e social, então toda essa turma que participou do Programa de Ideação, teve o propósito de serem desafiados a criarem novas ideias de negócios sustentáveis, e o Sebrae enquanto parceiro sabe da importância do empreendedorismo, pois, através dele são gerados empregos, renda e desenvolvimento local disse Rabelo.

As atividades do curso Programa foram realizadas no edifício Airton Dias, durante o final de semana de 05 a 07 de maio. O programa iniciática já realizou três eventos, o primeiro em Cuiabá, o segundo em Santarém, o terceiro em Macapá e por último em Roraima.

Estamos sempre buscando fazer essas atividades dentro dos estados da Amazônia Legal que é a abrangência do nosso projeto, pois,  a ideia é trazer a experiência dos participantes locais, sempre voltado para a conservação da floresta esclareceu Vitória Faro, integrante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Ao final do programa, os três grupos vencedores recebem como prêmio, mentorias especializadas de carreira ou de negócio para dar continuidade e solução para o projeto que eles pensaram e desenvolveram juntos.

O programa de Idealização traz uma metodologia construída em base na aprendizagem ativa, o foco é sempre no participante, com isso ele emerge, vive toda essa experiência para que ele aprenda na prática como é de fato colocar a ideia no papel e depois tirar dessa ideia um negócio estruturado focado na manutenção da Floresta em pé, que é uma das nossas frente ressaltou Jéssica Carvalho, integrante da Wylinka.

-

O analista de gestão da inovação, Luã Andrade, destacou que o programa de ideação em Boa Vista veio para somar ao ecossistema local, até para incluir cada vez mais o Estado nesse circuito brasileiro de inovação.

Essa iniciativa alavanca os segmentos de inovação tecnológica no Estado e quem sabe futuramente exportar uma nova tecnologia para o mundo, então esse programa, assim como outras iniciativas que chegam aqui em Roraima, são importantes para desenvolver e formar uma massa crítica que a gente tanto necessita para que as pessoas realmente possam empreender no modelo de bioeconomia ou startups