ASN RR
Compartilhe

Sebrae/RR em parceria com Acnur promove capacitações e atendimentos à refugiados e brasileiros na região norte do estado

O objetivo da ação era promover espaços de integração e aprendizado
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
O objetivo da ação era promover espaços de integração e aprendizado.

Impulsionando o empreendedorismo, o Sebrae/RR participou na última sexta-feira (21) e no sábado (22) do “Mutirão de Empreendedorismo e Empregabilidade”, ação promovida pela Acnur no município de Pacaraima.

A programação do evento contou com oficinas de empreendedorismo, abertura de MEI e gestão financeira, emissão de carteira de trabalho, preparo de currículos e charlas sobre direitos trabalhistas.

Ofertando as palestras “Gestão financeira para os pequenos negócios” e “As vantagens de ter um negócio formalizado” para um público de 35 pessoas, o Sebrae contribuiu ainda com capacitações e atendimentos atendendo também ao público presente na Feira Multicultural.

Jesana Figueira, analista técnica da Unidade de Atendimento ao Cliente do Sebrae/RR contou sobre como foi gratificante participar da ação:

“Realizamos as palestras aos empreendedores e imigrantes venezuelanos, falamos de gestão financeira voltada ao fluxos de caixas, controle de estoque e também organização de negócios. Foi muito gratificante participar dessa ação, os empreendedores ficaram super satisfeitos e querendo muito mais ações do Sebrae aqui em Pacaraima.”

A associada de Proteção da Acnur, Camila Labaki, expressou a satisfação pela parceria da instituição com o Sebrae:

Eu queria muito agradecer o apoio e a cooperação do Sebrae/RR nessa atividade que estamos fazendo em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado. Parcerias como essa são muito importantes para o Acnur, para que a gente promova a integração local. Esperamos que a comunidade consiga participar das feiras e palestras sobre empreendedorismo e gestão financeira. E nós vamos continuar contando com o Sebrae/RR para eventos futuros como esse para promover a integração local e fortalecer esse vínculo entre Acnur e Sebrae.

Já a coordenadora do projeto Esperança sem Fronteiras em Pacaraima, Lusmara Lopes não perdeu a oportunidade e pediu que a ação se repetisse mais vezes:
“Estamos muito felizes de poder estar participando hoje da feira, gostaríamos que esse tipo de evento se repetisse porque é muito importante para nós como imigrantes venezuelanos.”

Participante de uma das capacitações da feira, a imigrante venezuelana Donarcis Jeannette, agradeceu a parceria Sebrae e Acnur pelo evento:

Queria agradecer ao Sebrae e Acnur pela capacitação ofertada a nós venezuelanos de como empreender aqui no Brasil, com todos os passos que aprendemos podemos ser empreendedores.

O analista técnico do Sebrae/RR Bonfim Flávio, da Unidade de Atendimento Região Central e Norte, ressaltou o objetivo da parceria:
“A nossa parceria com a Acnur juntamente com a Prefeitura Municipal de Pacaraima abriu essa oportunidade aos empreendedores formais e informais apresentando a eles todo o processo de formalização. Inclusive já tivemos retornos positivos de alguns deles, que vão levar o conhecimento adiante.” contou Bonfim.

Ações como essas visam o incentivo ao empreendedorismo além de promover capacitações à empreendedores formais e informais para que preparados possam ser inseridos no mercado de trabalho.