
Na manhã de hoje (24) a Secretaria de Planejamento e Orçamento de Roraima (Seplan) reuniu colaboradores para uma integração entre as diretorias, departamentos e coordenadorias com objetivo de promover um alinhamento estratégico que vai garantir uma atuação coesa para a execução das metas, que incluem a padronização de fluxos e maior integração entre as áreas técnicas e administrativas.
A iniciativa surgiu a partir da ação que está prevista no Convênio nº 21/2025 ‘Gestão Pública Empreendedora’, promovido pelo Projeto Governança Empreendedora da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/RR que busca otimizar processos e fortalecer a governança institucional.
De acordo com o membro do Conselho Deliberativo do Sebrae Roraima e Secretário da Seplan, Rafael Fraia, “Gerar integração e conectividade entre as equipes é importante para que o trabalho flua de uma forma melhor e a gente consiga ser mais eficiente no dia a dia do trabalho. Essa também é uma forma da gente agradecer e reconhecer o trabalho de todo mundo até aqui, o reconhecimento é importante também para a continuidade do nosso compromisso com o Estado. Os resultados que sairão daqui serão uma melhor comunicação entre as equipes, menos tempo de espera para que a gente consiga entregar os trabalhos e um fortalecimento ainda mais do senso de pertencimento da equipe, com a secretaria e com o governo do Estado.”

Já o também Conselheiro do Sebrae/RR e Secretário adjunto da Seplan, Fábio Martinez, destacou que o evento é o encerramento de um ciclo onde o foco da Secretaria era promover ainda mais capacitação aos colaboradores:
“Esse é o encerramento de um ciclo, esse ano nós focamos muito na capacitação dos nossos servidores, focado em integração, liderança e em um olhar empreendedor para a administração pública. Esse evento de encerramento tem como principal objetivo a integração entre as equipes justamente para gente possa trabalhar mais unido para conseguir entregar para sociedade um trabalho melhor. Então, o trabalho que a gente está tendo aqui de se unir cada vez mais, apoiar os outros, vai nos fortalecer pra entregar um serviço público de melhor qualidade.” Explicou o secretário.

Parceria Sebrae Roraima e Seplan
A parceria Sebrae Roraima e Secretaria de Planejamento e Orçamento de Roraima se dá a partir do convênio de Gestão Pública Empreendedora, número 21/2025, uma iniciativa da Deputada Estadual Ângela Aguida Portela, que visa ampliar a visão empreendedora da gestão municipal, incluindo os técnicos, servidores e secretários durante o dia a dia de suas competências.
A integração promovida por este convênio impacta diretamente a qualidade da gestão pública, resultando em melhor planejamento e execução de programas voltados ao desenvolvimento do estado.
A gestora do Programa de Governança Empreendedora do Sebrae/RR, Ana Gomes, explica que a proposta é “transformar um ambiente de trabalho em um ambiente de negócios favorável, porque um servidor mais capacitado, com melhor relacionamento e com as competências técnicas e pessoais transformadas faz diferença no ambiente de negócios. Essa é a transformação que nós queremos ver no estado de Roraima, justamente com essa secretaria que é tão estratégica e que perpassa por todas as secretarias do estado.”

Para a gestora da Unidade Gestora de Atividade Meio (UGAM) da Seplan, Sônia Damasceno, momentos como esses garantem compartilhamento de conhecimento entre equipes e ajudam a promover um ambiente de trabalho mais social:
“Esse momento de interação é fundamental para que os servidores consigam desenvolver um trabalho de excelência, não só no seu setor, mas que nós consigamos compartilhar conhecimento entre todos os setores. Notamos aqui que isso é necessário e não somente esses momentos, mas também todo o treinamento que a gente vem fazendo durante esse período firmado com o convênio com o Sebrae.”

A iniciativa Sebrae e Seplan garante um Secretaria mais alinhada e eficiente, proporcionando uma correta aplicação dos recursos públicos, o fortalecimento da transparência e a entrega de serviços mais eficazes à população. A sociedade se beneficia com políticas públicas mais assertivas, planejamento orçamentário equilibrado e ações governamentais que geram desenvolvimento econômico, social e sustentável.
