Como parte do programa Cidade Empreendedora o Sebrae Roraima realizou nesta terça-feira (27), no auditório Airton Dias, a Oficina de Gestão e Fiscalização de Contratos para municípios, que conta com a participação de representantes de 13 cidades do estado. O evento, que se estende ao longo de todo o dia, tem como objetivo capacitar gestores e servidores públicos municipais para aprimorar os processos de contratação e supervisão de contratos.
A iniciativa, promovida pelo Sebrae Roraima, destaca-se pela relevância na melhoria da administração pública local, proporcionando ferramentas e conhecimentos essenciais para garantir a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos.
A facilitadora do evento, Whitney França, instrutora e consultora do Sebrae na área de políticas públicas, com foco em compras governamentais, destacou a importância da oficina no contexto da nova lei de licitações.
Essa oficina é a última de uma série de capacitações que realizamos este ano com todos os municípios, abordando desde planejamento e contratação até a execução do contrato. A gestão e fiscalização de contratos administrativos é um grande desafio para os municípios, e o Sebrae entrou para capacitar os servidores e ajudar a superar essas dificuldades, afirmou Whitney.
O representante do município do Cantá, Ramon Pérez, que atua na Secretaria de Infraestrutura do município, enfatizou a relevância do evento para o aprimoramento dos processos licitatórios.
Essa oficina é extremamente importante para que possamos agregar conhecimento e desenvolver os processos de licitação de forma mais transparente, garantindo que tudo seja feito dentro da lei, comentou Ramon.
Já Neuber Júnior, do município de Normandia, que trabalha como membro do controle interno, expressou sua gratidão pela oportunidade de aprendizado proporcionada pela oficina. “Estou aprendendo muito aqui, e pretendo aplicar e multiplicar esse conhecimento no meu município. Para mim, é uma experiência gratificante,” compartilhou Neuber.
Após a conclusão do ciclo das oito oficinas realizadas pelo Sebrae Roraima voltadas para os servidores municipais da CPL, instrução normativa e de controle interno, espera-se que os municípios participantes possam implementar as práticas e conhecimentos adquiridos, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente e alinhada às exigências legais e sociais.
CIDADE EMPREENDEDORA
O Programa Cidade Empreendedora em Roraima é uma iniciativa estratégica que busca estruturar ações de fomento ao empreendedorismo e promover a transformação dos municípios por meio do desenvolvimento territorial. Este programa é executado nos 15 municípios do estado e desempenha um papel muito importante na capacitação de membros da Comissão Permanente de Licitação (CPL), profissionais do controle interno e técnicos responsáveis pela instrução processual no âmbito municipal.