
“Educar para Desenvolver e Proteger”: Foi sob esse tema que o evento “Plano B Amazônia Que Eu Quero” foi apresentado a acadêmicos, autoridades locais e convidados.
O projeto, promovido pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), visa levantar questões que possam ser abordadas tanto pelo poder público quanto pelo setor privado, buscando soluções e auxiliando as autoridades a obter conhecimento e tomar decisões.
Emerson Baú, superintendente do Sebrae/RR, esteve presente como um dos painelistas do evento. Na abertura, Baú explicou como a instituição atua para incentivar a cultura empreendedora em Roraima.
“Um dos principais pilares é a educação empreendedora, pois desenvolver esse tópico nas escolas é uma maneira de preparar os alunos para os desafios da vida, além de estimular a criatividade e a liderança” pontuou.
Além disso, o superintendente ressaltou que um dos principais objetivos do Sebrae é fortalecer os pequenos negócios. Portanto, ter uma iniciativa como o Plano B, que incentiva a construção de uma sociedade mais sustentável, é um ambiente no qual a instituição busca atuar como um articulador de boas práticas.
“Nossa participação neste evento foi muito importante, pois consolidamos essa temática sobre o desenvolvimento da Amazônia por meio do empreendedorismo sustentável, que promove um comportamento empreendedor voltado não apenas para o lucro, mas também para a consideração de fatores ambientais e sociais” acrescentou Baú.
Joel Gomes, diretor executivo da Rede Amazônica, indicou que educação, conectividade e turismo são pilares essenciais para a construção de uma sociedade sustentável.
“O Plano B nasceu da necessidade da nossa fundação de enfatizar a importância da preservação da Amazônia. Portanto, ter a participação de uma instituição como o Sebrae, que estimula o empreendedorismo com objetivos, metas e a visão de um futuro mais sustentável, é essencial para o crescimento pessoal e profissional de todos que estiveram presentes neste encontro” afirmou o diretor executivo.
Além do superintendente Emerson Baú, também participaram do painel de debates o gerente local da Anatel, Augusto Cesar Pinho de Queiroz, que explicou que a tecnologia é uma grande aliada para alcançar soluções ágeis e práticas nesse processo.
O diretor do departamento de turismo do governo do Estado de Roraima, Bruno Brito, também fez parte do painel.
“O desenvolvimento de uma cultura empreendedora, aliada à inovação, é fundamental para a implementação de projetos voltados para o turismo e o etnoturismo de Roraima” finalizou o diretor do departamento de turismo, Bruno Brito.
PROJETO “AMAZÔNIA QUE EU QUERO”
O Projeto do Grupo Rede Amazônica foi lançado em 1º de setembro de 2021, com o objetivo de gerar discussões e soluções sobre temas fundamentais para a realidade amazônica que têm sido negligenciados por décadas.
