ASN RR
Compartilhe

Sebrae Roraima participa de discussões sobre oportunidades de geração de renda para imigrantes

Cerca de 17 expositores participam com alimentação e artesanato na entrada do Centro Amazônico de Fronteira até o dia 21 de março
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Cerca de 17 expositores participam com alimentação e artesanato na entrada do Centro Amazônico de Fronteira até o dia 21 de março.

O Sebrae Roraima estará presente, até o dia 21 de março, no Encontro Internacional sobre Mobilidade Populacional na América do Sul: Estratégias administrativas e impactos socioeconômicos, com a Feira de Empreendorismo e participação em painéis sobre mercado de trabalho e empreendedorismo no Brasil e em Roraima. O evento, promovido pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), ocorre no Centro Amazônico de Fronteira (CAF).

A abertura oficial ocorreu na noite desta terça-feira (19), com a apresentação dos parceiros envolvidos no evento. O diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, enalteceu a iniciativa por proporcionar espaços para discussões pertinentes a mobilidade populacional e as oportunidades encontradas no empreendedorismo, por imigrantes, para reerguer superar os desafios da vida.

Em Roraima temos uma diferenciação cultural em vários aspectos. Trazendo para o prisma do empreendedorismo, que é onde o Sebrae atua, podemos apoiar a imigração, em nosso Estado, em várias vertentes promovendo novas oportunidades de geração de renda, disse Baú no discurso de abertura.

O anfitrião, o reitor da UFRR, Geraldo Ticcianeli, ressaltou a necessidade de ampliar as discussões sobre mobilidade populacional com parceiros, acadêmicos e professores. “Juntamente ao setor comercial, ao setor produtivo, para que encontre soluções palpáveis e, obviamente, Sebrae estando neste processo, fomentando o comércio, fomentando a abertura de novas vagas, fomentando a atratividade para essa mobilidade é uma parceria que vai dar certo”, destacou.

Entre os convidados esteve a coordenadora de Atenção ao Migrante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Niusarete Margarida de Lima, que explanou sobre os trabalhos de pesquisa e de acolhimento de quem migra Mundo à fora.

Temos que pensar em empoderar essas pessoas para que elas possam contribuir também com o nosso País e cuidar dos seus com independência, sem a necessidade de depender do Estado e um evento como este nos traz a luz, uma série de desafios que temos a vencer se trabalharmos de mãos dadas políticas públicas, sociedade civil e o empresariado dando oportunidade para que esta população mostre seu potencial, justificou a representante do Governo Federal ao enaltecer a função do Sebrae no apoio aos negócios de migrantes que escolhem Roraima para recomeçar a vida.

Oportunidades

Logo na entrada do CAF, 17 expositores participam com a venda de artesanato indígena, alimentos e bebidas, artigos de decoração, bijuterias e utensílio domésticos, entre eles: Cooperativa Roraimel, Café Monte Roraima, Bebidas Monte Roraima, Artesania, Artesanatos Warao, Frizante, Grupo Parima, Eunice Reges, Art Cores RR, Jau Isia, Museu a Casa Artesania Warao, Exclusivas Je, Procriart Awekü e Sebrae Roraima Atendimento.

A Agenia Centeno é artesã e integra o Museu a Casa – Artesania Warao. O espaço é uma ONG (Organização Não Governamental), com sede em São Paulo, e que está em Roraima desde 2019 para atender às migrantes indígenas, especialmente da etnia Warao, cuja origem é da Venezuela.

Entre as especialidades estão a confecção de redes, bolsas, entre outros objetos feitos com a fibra e sementes de açaí e buriti. Sobre a Feira do Empreendedorismo, Agenia teceu elogios e expectativas. “É um espaço bom para dar visibilidade ao artesanato exposto e dá visibilidade às mulheres do Abrigo Rondon III”, contou.

Essa visibilidade foi destacada pelo diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú. “A Feira do Empreendedor é tem como objetivo disponibilizar espaços adequados para que os produtores, em especial de artesanato, consigam apresentar suas peças, comercializando e gerando emprego e renda”, explicou.

As perspectivas para os dias de evento são promissoras, comentou a analista técnica da Unidade de Atendimento da Região Central Norte do Sebrae Roraima, Jesana Figueira. “A expectativa de público aqui é de cerca de 300 pessoas, então terá uma grande demanda para eles e são pessoas que tem adesão a estes produtos, então eles vão conseguir comercializar bem”.

Confira a programação para esta quarta-feira (20)

9h – 11h: Apresentações de trabalhos: resumos expandidos

11h – 11h45: Debate – Mediador/a: Professor/a da UFRR

12h – Intervalo

Painel 1 – Cenários: Mercado de Trabalho e Empreendedorismo no Brasil e em Roraima

16h – 16h30: Presidente da Fecomércio/RR – Ademir Santos – experiências locais na contratação de imigrantes

16h30 – 17h: Diretor Superintendente do Sebrae/RR – Emerson Baú – experiências locais de empreendedorismo

17h – 17h30: Empreendedorismo: Relatos de uma migrante venezuelana – Norelis Nathalie Madriz Falcon – Gestora da Prociart Aweku – Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

17h30 – 18h: Palestra – Professor Dr. João Carlos Jarochinski Silva – Centro de Ciências Humanas (CCH) – UFRR

18h – 18h30: Palestra – Professora Dra. Andrea Poleto Oltramari – Programa de Pós-Graduação em Administração – UFRGS

18h30 – 19h: Debate – Mediador/a: Professor/a da UFRR

19h – 19h30: Intervalo

Painel 2 – Cenários econômicos: Mercado de Trabalho, Padrões de produção e de Consumo na América do Sul perante ao fluxo migratório venezuelano

19h30 – 20h: Palestra – Professor Sr. José Guillermo Koechlin Costa – Professor do departamento de Ciências Sociais; Coordenador e pesquisador do Instituto de Ética e Desenvolvimento da Universidade Antônio Ruiz de Montoya (Lima) – Peru

20h – 20h30: Palestra – Professor Sr. William Mejia – Grupo de Investigación em Movilidad Humana – Colombia

20h30 – 21h: Palestra – Professor Sr. Jorge Dehays Rocha – Professor do Departamento de Sociologia da Universidade do Chile; Consultor da OIM e do Celad-Cepal

21h – 21h30 Debate – Mediador/a: Professor/a da UFRR