ASN RR Atualização
Compartilhe

Sebrae Roraima lança programa de qualificação de jovens da rede estadual na próxima quarta-feira (6)

Por meio de cursos técnicos, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) prepara jovens da rede estadual de ensino para o mercado de trabalho com foco em gestão e inovação
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe

O Sebrae Roraima prepara o lançamento oficial do Programa Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). O evento acontecerá no dia 6 de agosto, das 9h às 12h, na Sala das Serras – Edifício Sebrae Airton Dias, e contará com a presença de autoridades e parceiros que tornam esta iniciativa possível.

O NEJ é um projeto que traz para Roraima uma metodologia chancelada pelo Sebrae Minas, visando capacitar estudantes a partir do 2º ano do ensino médio em habilidades empreendedoras e de gestão. Eliene Araújo, responsável técnica pelo programa no Sebrae Roraima, explica a essência e o início das atividades.

O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil é um projeto que estamos trazendo do Sebrae Minas, uma chancela que conseguimos. Já iniciamos o programa em 21 de julho, na primeira escola de Boa Vista, e ele consiste na realização de cursos técnicos para a segunda e terceira séries do ensino médio.Explica.

Formação abrangente e oportunidades reais

O programa NEJ se destaca por sua abordagem prática e focada no desenvolvimento de competências essenciais para o mercado de trabalho e para a vida empreendedora. A expectativa é de um impacto significativo no futuro dos jovens roraimenses.

“Temos a perspectiva de atender este ano duas escolas, e para o ano que vem entraremos com mais quatro escolas, totalizando seis instituições com uma média de 180 alunos formados durante esse período de um ano. O principal foco desse técnico em administração que estamos fazendo nas escolas é o empreendedorismo”, diz Eliene.

A gestora detalha a metodologia que proporciona aos alunos uma experiência imersiva no mundo dos negócios, culminando com a criação de empresas simuladas e feiras de oportunidade.

“Trabalhamos muito a questão das características empreendedoras, e teremos diversas atividades muito práticas. Os projetos são práticos e culminam principalmente com a empresa simulada, onde eles criarão, por meio de uma plataforma online, uma empresa com capital social, definição dos envolvidos e administração do negócio: vender, comprar, demitir, admitir. É uma série de coisas feitas durante essa disciplina, onde eles terão uma experiência real de como funciona o empreendimento na prática”, esclarece.

Ela ainda salienta que a formação vai além da sala de aula, conectando os alunos diretamente ao mercado de trabalho.

“Culminamos o curso técnico com a realização de uma feira de oportunidades, onde eles podem apresentar para a escola o que estão fazendo na empresa simulada. Tudo isso vai levá-los com mais facilidade para o mercado de trabalho, porque uma das ações do projeto também é a empregabilidade. Estamos buscando parceria com empresas que trabalham especificamente com estágio, e esses alunos passarão pela fase de estágio, aproveitando o trabalho realizado e a experiência adquirida durante o curso, para ingressarem mais facilmente no mercado de trabalho”, compartilha.

A iniciativa do Sebrae visa, inclusive, resolver uma das maiores demandas do setor empresarial: a mão de obra qualificada.

“As empresas que buscaremos são justamente as atendidas pelo Sebrae. Trabalhamos com a formação e qualificação profissional e a oportunidade de ter o primeiro emprego junto às empresas que o Sebrae atende, pois uma das maiores dificuldades que qualquer empresa relata é a falta de mão de obra qualificada. Estamos trabalhando para fazer com que esses alunos, desde a base, tenham conhecimento específico relacionado à gestão empresarial, desenvolvam comportamentos empreendedores e estejam preparados para ingressar no mercado de trabalho, atendendo a essa demanda que recebemos constantemente das empresas que atendemos. O dia 6 é para isso: mostrar esse grande projeto”, conclui.

O lançamento contará com a presença do Presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Minas, que chancela a metodologia, e autoridades do Estado diretamente envolvidas na realização do programa nas escolas.

Entre os convidados, destacam-se o Deputado Marcos Jorge, responsável pela emenda parlamentar que viabiliza o projeto; o Secretário de Educação Mikael Wallas; o Secretário de Planejamento Rafael Fraia, que representam as secretarias que abraçaram a iniciativa para sua execução; e diversos gestores escolares.

Eliene Araújo expressa o entusiasmo em ser o primeiro estado da região Norte a implementar essa metodologia, marcando Roraima como pioneiro.

“Estamos com muita expectativa de conseguir mostrar, não somente para quem já está conosco, mas também para as universidades e outras instituições de ensino, como o Sebrae está trabalhando. Para as empresas, é a oportunidade de identificar talentos aqui dentro, por meio desse processo de formação profissional. Queremos apresentar e estrear de fato esse programa no estado”, conclui.