ASN RR
Compartilhe

Sebrae Roraima e Defensoria Pública se unem para oferecer serviços gratuitos de empreendedorismo e cidadania

Em ação conjunta no bairro Raiar do Sol, iniciativa leva orientação para formalização de negócios e acesso a uma rede de serviços públicos essenciais, de forma gratuita, até sexta-feira (22)
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe

Em uma parceria estratégica para somar forças e atender a população de forma integral, o Sebrae Roraima se uniu à Defensoria Pública do Estado De Roraima (DPE-RR) para uma ação de cidadania e empreendedorismo no bairro Raiar do Sol. A Estação Sebrae, localizada em frente à Caixa Econômica Federal do bairro (Rua Estrela D’álva, nº 456), oferece serviços totalmente gratuitos e funcionará até a próxima sexta-feira (22), das 8h às 14h, com apoio a quem busca empreender ou regularizar sua situação no mercado de trabalho.

“Essa foi uma parceria proposta pela Defensoria Pública que procurou nosso corpo diretor e fez esse alinhamento para estarmos somando forças e atendendo a população”, explica Marcelle Reis, analista do Sebrae Roraima e responsável pela Estação Sebrae. Ela destaca que a Defensoria entra com a parte da Justiça itinerante e o Sebrae com a orientação para o empreendedorismo. “Dentro do público da Defensoria, muita gente vê no empreendedorismo uma forma de voltar a atuar e contribuir para o seu sustento”, completa.

O Sebrae oferece uma gama de serviços essenciais para quem deseja se formalizar ou precisa regularizar seu negócio, incluindo formalização de novas empresas, baixa de CNPJ, declaração anual do MEI, parcelamentos e acesso a consultorias especializadas. O impacto da ação já é visível. “Só hoje, já formalizamos muitas empresas. Fizemos seis formalizações de pessoas que estavam aqui para tirar um RG e, conversando, vimos que tinham uma ideia de negócio ou já atuavam de maneira informal”, conta Marcelle. “Agora, vamos trabalhar com eles ao longo de um ano, para estarem orientando e constituindo na gestão do negócio deles”, afirma.

Além dos serviços de empreendedorismo, a ação conjunta conta com uma ampla rede de parceiros para atender a diversas necessidades da comunidade. O coordenador da Defensoria Itinerante, Regis Braga, detalha as instituições presentes.

A Defensoria está com parceiros como a Vara da Justiça Itinerante, com demandas de registro público, e o Instituto de Identificação, com a emissão da nova carteira de identidade. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) está presente para demandas trabalhistas e reclamatórias. Temos também a Receita Federal com serviços relacionados ao CPF e, na quinta-feira, contaremos com o INSS e o CRAS.Pontua.

O evento é uma oportunidade imperdível para a população do Raiar do Sol e de bairros vizinhos. Os serviços são inteiramente gratuitos e não é necessário agendamento prévio.

A iniciativa acontece na Estação Sebrae do bairro Raiar do Sol, das 8h às 14h, até sexta-feira, 22 de agosto.