Em um marco para o comércio exterior de Roraima, o Sebrae Roraima e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promoveram, na noite desta quarta(16), um MeetUp estratégico do programa Exporta Mais Brasil. O evento antecede uma série de rodadas de negócios que prometem consolidar a inserção de micro e pequenas empresas locais no mercado internacional.
A iniciativa faz parte de uma semana intensa de atividades voltadas ao comércio exterior, que inclui o Summit de Comércio Exterior. O objetivo é mobilizar empreendedores, representantes institucionais e especialistas para discutir oportunidades, tendências e experiências em exportação. A posição geográfica estratégica de Roraima, na fronteira com a Venezuela e com acesso facilitado ao Caribe, representa um diferencial competitivo para empresas que buscam novos mercados.
Almir Sá, superintendente em exercício do Sebrae Roraima, destacou a relevância do encontro.
Este é um evento patrocinado pela ApexBrasil, com a assistência fundamental do Sebrae. Reúne um grupo de empresários estrangeiros que vieram especificamente para negócios. A Apex também trouxe empresários de diversas partes da região Norte e até do Nordeste, proporcionando uma oportunidade única de negócios. Contamos com sete empresários estrangeiros de países diversos, mais de 20 empresários locais, e outros vindos de localidades como Rondônia, Fortaleza, Amapá e Maranhão. É um evento inédito, com Roraima em foco.Aponta o diretor.

Os empresários locais que participam das rodadas de negócios são, em sua maioria, integrantes do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). O PEIEX é uma iniciativa da ApexBrasil, realizada em parceria com o Sebrae Roraima, que tem como objetivo preparar micro e pequenas empresas brasileiras para o mercado internacional. Por meio de um acompanhamento técnico, o programa capacita os empreendedores para iniciarem ou ampliarem suas exportações de forma segura e planejada.
Doan Rabelo, diretor técnico do Sebrae Roraima, reforçou o papel da instituição.
“O Sebrae Roraima, em parceria com a ApexBrasil, por meio do programa PEIEX, tem realizado um trabalho de internacionalização de nossas micro e pequenas empresas. Hoje, estamos reunidos com países próximos da região do Caricom(Comunidade do Caribe, bloco econômico de 15 nações), visando consolidar o intercâmbio e possibilitar que nossas empresas exportem os produtos fabricados em Roraima. Esta é mais uma ação do Sebrae que tem como foco principal criar um mecanismo de relacionamento e integração com os países vizinhos, como Venezuela e Guiana, e, ao mesmo tempo, fortalecer nossas micro e pequenas empresas, pois entendemos que onde há empreendedor, deve haver Sebrae”, disse Doan.

O Exporta Mais Brasil, que segue até sexta-feira (18), promoverá rodadas de negócios entre empresas locais e compradores internacionais previamente selecionados, abrangendo setores como os de alimentos e bebidas e construção. O Sebrae Roraima oferece suporte logístico, enquanto a ApexBrasil é responsável pela seleção e organização das reuniões.
Carol Schueng, analista do Sebrae Roraima e uma das coordenadoras do evento, compartilhou o otimismo para os dias de evento.
Já estamos com os compradores desde segunda-feira, e o impacto tem sido muito positivo. Eles estão conhecendo nossa realidade e as diversas oportunidades na economia local, o que é excelente. Ontem tivemos o primeiro contato formal dos ofertantes com os compradores, e esperamos que isso fomente o fechamento de negócios expressivos. As programações estão montadas, e esperamos captar resultados muito positivos ao final do dia, que sirvam como um verdadeiro ‘start’ para negociações duradouras entre os países.Compartilhou.

Pedro Netto, representante regional da ApexBrasil, celebrou a realização do evento em Roraima.
“Estamos muito felizes em estar aqui em Boa Vista realizando mais uma edição do Exporta Mais Brasil. Nosso objetivo é trazer compradores estrangeiros para conhecerem a realidade produtiva do Brasil e conectar empresas para gerar negócios e exportação”.
Netto ainda destacou a sinergia entre as instituições e a vantagem geográfica de Roraima.
“Historicamente, Roraima tem uma conexão muito forte com o Caribe e com os vizinhos da América do Sul, devido à sua geografia. Para uma empresa de Roraima, vender na Guiana, por exemplo, é mais fácil do que vender em São Paulo. A Apex tem em seu DNA ajudar as empresas a exportarem. Quando vemos a realidade de Roraima, com o Sebrae local já focado em capacitar empresas para alcançar mercados como o Caribe, é uma vitória para todos. Conseguimos nos ajudar muito e auxiliar o empreendedor a levar seu produto para fora”, concluiu.
Ainsley Welch, empresário de Trinidad e Tobago e consultor de engenharia e construção, expressou suas expectativas.
“Estamos aqui no Brasil a convite da ApexBrasil para engajar no comércio com empresas brasileiras. Nosso foco principal, pela ApexBrasil. Estamos totalmente na categoria de construção, como consultores de engenharia, design e construção, atuando na fase de design e planejamento. Esperamos construir relacionamentos com nossos parceiros brasileiros. Parte do nosso objetivo estratégico na Welsh Morris, empresa da qual sou diretor, é diversificar dentro da construção e nos envolver mais na oferta de produtos, em vez de apenas serviços. Estamos aqui no Brasil com esse objetivo”, disse.
Denisse Mendez, empresária da República Dominicana, ressaltou a importância da conexão.
“Considero esta uma negociação de grande porte, e é fundamental conhecer as empresas que podem exportar e importar e este evento nos permite encontrar fornecedores. Entendo que é muito importante, tanto para esta região local quanto para os outros países. Como empresa, é uma parte importante da negociação nos encontrarmos e estabelecermos essa conexão que vocês nos proporcionam. Minha expectativa é conhecer mais fornecedores para receber ofertas potenciais e preços competitivos. Talvez possamos finalizar alguns contratos futuros e trabalhar em parceria”, compartilhou Denisse.
A programação do Exporta Mais Brasil segue até sexta-feira (18), com as rodadas de negócios e o Summit de Comércio Exterior, prometendo consolidar Roraima como um polo estratégico para o comércio internacional na Amazônia.