ASN RR
Compartilhe

Sebrae Roraima e ApexBrasil promovem encontro com foco na internacionalização de empresas locais

MeetUp do Exporta Mais Brasil reuniu empresários de sete países e de diversas regiões brasileiras
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe

Em um marco para o comércio exterior de Roraima, o Sebrae Roraima e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promoveram, na noite desta quarta(16), um MeetUp estratégico do programa Exporta Mais Brasil. O evento antecede uma série de rodadas de negócios que prometem consolidar a inserção de micro e pequenas empresas locais no mercado internacional.

A iniciativa faz parte de uma semana intensa de atividades voltadas ao comércio exterior, que inclui o Summit de Comércio Exterior. O objetivo é mobilizar empreendedores, representantes institucionais e especialistas para discutir oportunidades, tendências e experiências em exportação. A posição geográfica estratégica de Roraima, na fronteira com a Venezuela e com acesso facilitado ao Caribe, representa um diferencial competitivo para empresas que buscam novos mercados.

Almir Sá, superintendente em exercício do Sebrae Roraima, destacou a relevância do encontro.

Este é um evento patrocinado pela ApexBrasil, com a assistência fundamental do Sebrae. Reúne um grupo de empresários estrangeiros que vieram especificamente para negócios. A Apex também trouxe empresários de diversas partes da região Norte e até do Nordeste, proporcionando uma oportunidade única de negócios. Contamos com sete empresários estrangeiros de países diversos, mais de 20 empresários locais, e outros vindos de localidades como Rondônia, Fortaleza, Amapá e Maranhão. É um evento inédito, com Roraima em foco.Aponta o diretor.

Almir Sá, superintendente em exercício do Sebrae Roraima

Os empresários locais que participam das rodadas de negócios são, em sua maioria, integrantes do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). O PEIEX é uma iniciativa da ApexBrasil, realizada em parceria com o Sebrae Roraima, que tem como objetivo preparar micro e pequenas empresas brasileiras para o mercado internacional. Por meio de um acompanhamento técnico, o programa capacita os empreendedores para iniciarem ou ampliarem suas exportações de forma segura e planejada.

Doan Rabelo, diretor técnico do Sebrae Roraima, reforçou o papel da instituição.

“O Sebrae Roraima, em parceria com a ApexBrasil, por meio do programa PEIEX, tem realizado um trabalho de internacionalização de nossas micro e pequenas empresas. Hoje, estamos reunidos com países próximos da região do Caricom(Comunidade do Caribe, bloco econômico de 15 nações), visando consolidar o intercâmbio e possibilitar que nossas empresas exportem os produtos fabricados em Roraima. Esta é mais uma ação do Sebrae que tem como foco principal criar um mecanismo de relacionamento e integração com os países vizinhos, como Venezuela e Guiana, e, ao mesmo tempo, fortalecer nossas micro e pequenas empresas, pois entendemos que onde há empreendedor, deve haver Sebrae”, disse Doan.

Doan Rabelo, diretor técnico do Sebrae Roraima

O Exporta Mais Brasil, que segue até sexta-feira (18), promoverá rodadas de negócios entre empresas locais e compradores internacionais previamente selecionados, abrangendo setores como os de alimentos e bebidas e construção. O Sebrae Roraima oferece suporte logístico, enquanto a ApexBrasil é responsável pela seleção e organização das reuniões.

Carol Schueng, analista do Sebrae Roraima e uma das coordenadoras do evento, compartilhou o otimismo para os dias de evento.

Já estamos com os compradores desde segunda-feira, e o impacto tem sido muito positivo. Eles estão conhecendo nossa realidade e as diversas oportunidades na economia local, o que é excelente. Ontem tivemos o primeiro contato formal dos ofertantes com os compradores, e esperamos que isso fomente o fechamento de negócios expressivos. As programações estão montadas, e esperamos captar resultados muito positivos ao final do dia, que sirvam como um verdadeiro ‘start’ para negociações duradouras entre os países.Compartilhou.

Carol Schueng, analista do Sebrae Roraima

Pedro Netto, representante regional da ApexBrasil, celebrou a realização do evento em Roraima.

“Estamos muito felizes em estar aqui em Boa Vista realizando mais uma edição do Exporta Mais Brasil. Nosso objetivo é trazer compradores estrangeiros para conhecerem a realidade produtiva do Brasil e conectar empresas para gerar negócios e exportação”.

Netto ainda destacou a sinergia entre as instituições e a vantagem geográfica de Roraima.

“Historicamente, Roraima tem uma conexão muito forte com o Caribe e com os vizinhos da América do Sul, devido à sua geografia. Para uma empresa de Roraima, vender na Guiana, por exemplo, é mais fácil do que vender em São Paulo. A Apex tem em seu DNA ajudar as empresas a exportarem. Quando vemos a realidade de Roraima, com o Sebrae local já focado em capacitar empresas para alcançar mercados como o Caribe, é uma vitória para todos. Conseguimos nos ajudar muito e auxiliar o empreendedor a levar seu produto para fora”, concluiu.

Ainsley Welch, empresário de Trinidad e Tobago e consultor de engenharia e construção, expressou suas expectativas.

“Estamos aqui no Brasil a convite da ApexBrasil para engajar no comércio com empresas brasileiras. Nosso foco principal, pela ApexBrasil. Estamos totalmente na categoria de construção, como consultores de engenharia, design e construção, atuando na fase de design e planejamento. Esperamos construir relacionamentos com nossos parceiros brasileiros. Parte do nosso objetivo estratégico na Welsh Morris, empresa da qual sou diretor, é diversificar dentro da construção e nos envolver mais na oferta de produtos, em vez de apenas serviços. Estamos aqui no Brasil com esse objetivo”, disse.

Denisse Mendez, empresária da República Dominicana, ressaltou a importância da conexão.

“Considero esta uma negociação de grande porte, e é fundamental conhecer as empresas que podem exportar e importar e este evento nos permite encontrar fornecedores. Entendo que é muito importante, tanto para esta região local quanto para os outros países. Como empresa, é uma parte importante da negociação nos encontrarmos e estabelecermos essa conexão que vocês nos proporcionam. Minha expectativa é conhecer mais fornecedores para receber ofertas potenciais e preços competitivos. Talvez possamos finalizar alguns contratos futuros e trabalhar em parceria”, compartilhou Denisse.

A programação do Exporta Mais Brasil segue até sexta-feira (18), com as rodadas de negócios e o Summit de Comércio Exterior, prometendo consolidar Roraima como um polo estratégico para o comércio internacional na Amazônia.