ASN RR
Compartilhe

Sebrae Roraima apresenta calendário de Missões para empresários de Roraima

“Radar” para 2024 inclui estratégias de negócios em países como Guiana, China e Estados Unidos, entre maio a novembro
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe

O “Encontro de Negócios” movimentou o Edifício Airton Dias na noite da última terça-feira (16). Neste evento, o Sebrae Roraima apresentou a empresários de segmentos diversos o “Radar” das Missões Nacionais e Internacionais para o ano de 2024 que incluem trocas de experiências em países como Guiana, China e Estados Unidos, entre maio a novembro deste ano.

O encontro serviu como fomento para que os empreendedores participem das Missões Técnicas e Empresariais organizadas pelo Sebrae Roraima e, assim, conheçam novos produtos, tecnologias e serviços para ampliar e/ou melhorar a oferta no mercado local.

As chamadas públicas para as Missões pelo Sebrae Roraima estão disponíveis no Portal Eletrônico onde constam informações sobre:

 A Missão Internacional para Guiana, prevista de 14 a 18 de maio

Customer Experience – em Orlando, nos Estados Unidos, de 14 a 17 de julho (Missão Técnica), direcionado a comércio, indústria e serviço;

Experiência Agro nos EUA – Ilhinois, de 27 de julho a 1º de agosto (Missão Técnica), direcionado ao agronegócio;

Guiana (Missão Empresarial e Técnica), de 20 a 24 de agosto, direcionado a comércio, indústria e serviço;

Canton Fair – Ed. Outono – na China, de 15 a 19 de outubro, direcionado a comércio, indústria e serviço;

Sial Paris 2024 – em Paris, na França, de 19 a 23 de outubro, direcionado a indústria, comércio e serviços, em especial do segmento de alimentos e bebidas.

O diretor-superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, explicou que as missões técnicas e empresariais, são importantes aos empresários no que tange o conhecimento e contato a novas experiências de mercado, potenciais compradores.

É uma parceria em construção junto aos empresários no fortalecimento das empresas roraimenses e olhar esse momento em que apresentamos as missões internacionais, em parceria com a Federação das Indústrias, para que a gente possa entregar produtos e serviços de qualidade e os empresários possam ter condições de conhecer novas tecnologias, novos produtos, novos serviços, prospectar novos negócios. explicou Baú ao complementar que as missões existem para atender a todos os segmentos.

A programação para o “Encontro de Negócios” consistiu em rodas de conversas com o advogado especialista em direito tributário Shiská Palamitshchece, com a apresentação sobre “Internacionalização: Desafios e Oportunidades”, bem como “Centro Internacional e os Serviços que a FIERR tem a oferecer no tema de Internacionalização”, com o analista em Comércio Exterior da FIERR (Federação da Indústria de Roraima), Ivan Gonzalo.

Palamitshchece usou histórias de personagens reais que contribuíram para a ampliação da internacionalização do comércio em Roraima nas fronteiras do Brasil, via Roraima, com a Guiana e a Venezuela. “Não adianta só trazer coisas técnicas, mas a minha missão é incentivar”, disse o advogado ao contextualizar o início das transações internacionais, a expansão de produtos estrangeiros em Roraima com o encurtamento de caminhos entre fornecedores e consumidores e a participação do Sebrae Roraima nas primeiras negociações com o mercado internacional.

Você vende uma ideia, quer importar e exportar, por onde eu começo? A ideia aqui foi pedir a todos acreditarem no Sebrae, nas missões empresariais que é o começo e depois, o resto, vão seguir sozinhos e vão aparecer outros prestadores de serviços e vão tornando essas pessoas grandes, gigantes. complementou Shiská.

Ivan Gonzalo destacou os principais processos e preparos para as empresas que sonham em expandir os negócios como estar pronta para dobrar a produção, estratégia de marketing comercial, o que inclui o estudo de hábitos de consumo, serviços financeiros e logística, registro de marcas e explicação e como funciona o Centro de Comércio Exterior da Fierr.

Trago as oportunidades oferecidas pelo Centro Internacional de Negócios da Fierr em questão de internacionalização, todos aqueles serviços que temos a oferecer ao empreendedor roraimense que deseja exportar. declarou Gonzalo.

Ivan Gonzalo, analista em Comércio Exterior da Federação da Indústria de Roraima (FIERR)

Missões motivam e são sucesso entre empreendedores

Conhecer outras regiões do Brasil ou do Mundo é, para muitos, é um obstáculo. Seja pela dificuldade financeira ou medo em explorar o novo, participar de eventos comerciais é um sonho para quem almeja expandir ou inovar.

O presidente da Câmara Brasil-Venezuela Eduardo Ostreicher acompanhou todas as apresentações e enfatizou o momento da internacionalização para Roraima.

Nós temos um vizinho, que é a Guiana, com a mesma população que tem o estado de Roraima, e nós temos a Venezuela, com seus problemas econômicos, mas é uma população de 30 milhões de habitantes e que tem que consumir.enalteceu.

Eduardo Ostreicher, presidente da Câmara Brasil-Venezuela.

Ostreicher complementou. “Nós temos que viver comércio exterior em Roraima todos os dias e o Sebrae trazendo essa motivação, de ampliar as oportunidades dentro do comércio internacional que nós temos a capacidade de duplicar nossos negócios só com os nossos vizinhos”, e parabenizou a organização das missões para fomentar os empresários a novas oportunidades.

Na plateia, a empreendedora e produtora de molhos de pimenta, doces e geleias artesanais Val Bezerra, está confiante em mostrar os sabores de Roraima Mundo à fora. “Importante estarmos em locais que nos ensine a como empreender e como fazer a coisa certa, como mandar os produtos para outros países sem conhecer os passos certos”, questionou.

Val Bezerra, empreendedora.

Além de Roraima, as “Pimentas da Val” já marcaram presença nas mesas de consumidores em Santa Catarina, Brasília, Rio de Janeiro, Manaus, Pará. “E por que não na Europa, Estados Unidos?”, brincou. Segundo ela, o desejo é vender em Bruxelas, por ter pessoas que pedem.

De olho em mais uma Missão Sebrae, o empresário do ramo de hortifrutigranjeiro, Rene Paluda, rega elogios às experiências. Paluda esteve presente, há sete ano, na primeira missão empresarial na Itália, recentemente em Barbados e agora pretende interagir com o mercado guianense.

Rene Paluda, empresário no ramo de hortifrutigranjeiro.

“É uma oportunidade onde vemos coisas novas, metodologias novas, certas práticas que não temos costumes. Foram duas viagens que vi coisas que não são impossíveis de fazer e deu um estalo de que é possível, eu posso fazer”, e elogiou o mercado promissor que é a Guiana.