O Sebrae Roraima, em parceria com a Seadi (Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio), promoveu uma ação para conectar startups inovadoras do setor agro com produtores locais e interessados em soluções tecnológicas. Esse evento faz parte do Hub Innovation e oferece uma plataforma de apresentação direta de produtos e serviços ao setor produtivo, fortalecendo o ecossistema de inovação em Roraima.
Silvio de Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Roraima, destacou a importância do evento para o fortalecimento do agronegócio local e ressaltou que iniciativas como esta incentivam o uso de novas tecnologias, impulsionando a competitividade dos produtores. A ação também contou com a presença do senador Chico Rodrigues, que reafirmou seu apoio ao desenvolvimento do setor agro na região
Rubhi Braga, coordenador de Inovação da Seadi, explica que o Agro Start visa promover a sinergia entre tecnologia e produção rural.
Esse evento é uma ponte entre o setor produtivo e as novas tecnologias, permitindo que as startups apresentem suas soluções diretamente aos produtores, e a partir daí, possamos gerar negócios reais, afirma Braga. A rodada de negócios proporciona interação direta entre quem oferece e quem procura inovações para o campo.
Graciela Missio, do Sebrae Roraima, explica que o Agro Start é uma iniciativa da Seadi para promover a integração entre startups e produtores rurais.
O evento reúne mentores e palestrantes de startups para apresentar soluções ao agronegócio local. Com apoio do Sebrae, a Seadi e a equipe da Faerr organizaram esse momento de networking e de pitches, buscando abrir mercado em Roraima, gerar investimentos e novas oportunidades comerciais para essas startups, comentou Graciela.
O evento conta com a presença de startups de renome no setor agro, como:
– Dimitra: Empresa canadense presente em 22 países, com soluções focadas na otimização e sustentabilidade da produção.
– Agrosmart: Com tecnologias de inteligência climática que ajudam produtores a monitorar mudanças no clima, aumentando produtividade e reduzindo custos.
– Ceres Agrointeligência: Especializada em consultoria e tecnologia, apoia produtores a implementar inovações que aumentam a competitividade.
– Gen Capital: Oferece serviços de Assessoria para o mercado financeiro para todo o perfil de investidor; Conta Corrente, sem tarifa de manutenção, para Pessoa Física; Conta Corrente para Empresas com todas as soluções.
Além dessas startups, o evento conta com a participação de empresas de investimento que apresentam soluções de financiamento e gestão de recursos para o agronegócio.
Paulo Quirino, diretor de ESG da AgroSmart, explica a importância da expansão da startup na região: “Essa é uma grande oportunidade de apresentar aos produtores rurais de Roraima e Boa Vista uma tecnologia que pode auxiliar muito no dia a dia do cultivo, oferecendo inteligência climática. Já temos uma planta em Manaus e estamos ampliando a cobertura de atendimento para a região Norte.”
O principal objetivo do evento é aproximar produtores e startups para fomentar o desenvolvimento de parcerias comerciais. Na rodada de negócios, as startups realizarão pitches para um público qualificado de produtores e investidores, com o objetivo de apresentar suas inovações e estabelecer novas parcerias. “Essa ação aproxima produtores e empreendedores de um ambiente voltado ao desenvolvimento do agronegócio, abrindo portas para contratos e colaborações”, complementa Braga.
Para o Sebrae Roraima, apoiar iniciativas como essa é crucial para o fortalecimento do agronegócio local, incentivando o uso de tecnologias que aumentem a produtividade e a competitividade dos produtores. Além disso, essas ações são um estímulo ao empreendedorismo e à inovação no estado.
-
Por Abgail Ramos
Estagiária de jornalismo