Aconteceu na manhã desta sexta-feira (6), o I Workshop de Melhoramento Genético do Estado de Roraima, promovido pela GMA e Neab, com parceria do Sebrae Roraima. O evento reuniu instituições parceiras, alunos e pesquisadores do assunto no Campus Cauamé – UFRR.
Ricardo Belém, analista técnico da Unidade de Competitividade Agroambiental (Uagro), do Sebrae, disse que o evento é de suma importância para apresentar inovação, além de marcar a parceria ente a instituição e a Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Estamos aqui participando do primeiro workshop de melhoramento genético, e é um evento muito importante para o estado de Roraima, porque traz um olhar para o setor produtivo, melhorando a qualidade dos animais, onde a gente vai ter, não no curto prazo, mas no longo prazo, um crescimento exponencial do segmento em Roraima. E para o Sebrae é muito importante participar, porque há mais de dez anos investimos neste segmento, então, o que está acontecendo aqui hoje é fruto daquilo que plantamos lá atrás, e hoje o Sebrae é um protagonista, apoiando e participando desse evento
Ainda de acordo com o analista, o Sebrae tem papel fundamental no melhoramento genético no Estado, onde as histórias de Sebrae e Universidade Federal, se conectam desde o início programa.
Silvestre Lopes, vice-reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), durante a cerimônia de abertura declarou que a instituição fica muito feliz em participar e promover eventos como este, que contribuem com a segurança alimentar de milhares de pessoas, além de contribuir com o estudo e a ciência.
Gilberto Menezes, representando a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), trouxe a palestra: ‘avaliação genética em bovinos de corte e uso de touros melhoradores’, abordando diversos temas e situações, abrangendo todos e ressaltando que os diversos grupos de produtores precisam dos estudos de melhoramento genético, para contribuir com o crescimento seguro da bovinocultura de corte em Roraima.
Após a palestra, os alunos e palestrantes convidados participaram de uma mesa redonda para discutir as ideias e novas soluções para o tema apresentado. O evento foi uma realização Grupo de Melhoramento Animal (GMA) e Núcleo de Estudos de Tecnologias para o Agronegócio da Bovinocultura (Neab), com apoio do Sebrae.