ASN RR Atualização
Compartilhe

Sebrae foi parceiro na realização de Workshop para Mulheres Rurais

Ação possibilitou aprendizados e troca de saberes entre as agricultoras.
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe
Atividade de visita técnica foi realizada no “Sítio Sá”, cujo proprietário é atendido pelo projeto Hortifruti.

A Embrapa Roraima, em parceria com o Sebrae/RR, Sistema FAERR/SENAR, Sistema OCB/RR, realizaram o “I WORKSHOP DE MULHERES RURAIS”, ocorrido nos dias 29 e 30 de novembro no campus da UERR em Rorainópolis (RR), e no dia 1º de dezembro ocorreu uma visita técnica no “Sítio Sá”. Na ocasião, o Sebrae por meio do projeto RR-Hortifruti, providenciou a logística das participantes e a hospedagem, além de organização de visita técnica para as produtoras rurais de Boa Vista/RR.

A programação foi diversificada com 12 palestras, 18 oficinas, três reuniões técnicas, entre outras ações. O evento buscou ampliar a participação das mulheres em todas as fases da produção de alimentos, abrangendo desde o cultivo até o beneficiamento, e assim proporcionar acesso a conhecimentos sobre soluções tecnológicas, técnicas de cultivo, manejo de frutas e hortaliças, controle de pragas e doenças, beneficiamento e pós-colheita, reaproveitamento de resíduos na agricultura, sistemas agroecológicos, solo saudável, alimentos saudáveis, oportunidades de negócios, associativismo, cooperativismo e legislação vigente.

O evento foi destinado às mulheres da agricultura familiar e indígena, produtores rurais, representantes de organizações sociais e cooperativas, profissionais e técnicos ligados ao segmento. O Workshop busca criar um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e o estímulo à participação ativa das mulheres na agricultura. Além de conteúdos técnicos sobre boas práticas e soluções tecnológicas para fortalecer a participação das mulheres na produção de alimentos, também foram discutidas ações para ampliar o acesso à políticas públicas e garantia de direitos.

Para as participantes do workshop de agricultura familiar, a experiência foi gratificante e de muita valia para enriquecer seus empreendimentos.

“Toda a experiência está sendo um aprendizado rico. Ainda estou tendo a oportunidade de conhecer outras agricultoras de Roraima, podendo fazer trocas de vivências com as outras agricultoras não indígenas”, citou a agricultora Dirlene Santana.

A agricultora Dirlene Santana (Dirlene Macuxi) é agricultora da região de Pacaraima.

Foram abordados os seguintes temas: Alimentos Biofortificados; Melhoramento Genético de Batata-doce: potencial de uso e sustentabilidade; Manejo Integrado de Nutrientes na Produção de Hortaliças ; Cultivo Protegido de Hortaliças. Ao final das palestras, ocorrem simultaneamente as seguintes Oficinas: Sisteminha Embrapa: conceitos gerais e experiências na criação do tambaqui e a matrinxã ; Criação alternativa de galinhas caipiras e construção de galinheiro ; Informações técnicas para o cultivo de Melancia consorciada com mandioca em Roraima; Implantação de horta agroecológica de quintal ; Cultivo do tomate em estufa a plantas enxertadas ; Técnicas de implantação de minhocário; Cooperativista: Ferramenta para o desenvolvimento e organização produtiva; Como produzir Biochar para uso na agricultura familiar ; Oficina sobre Direitos Humanos das mulheres: legislação e informes sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Boas práticas para castanhas e óleos do extrativismo sustentável.

O evento contou com também com apoio das instituições: Universidade Estadual de Roraima- UERR, Agência de Defesa Agropecuária- ADERR, Instituo Federal de Roraima – IFRR, Ministério do Desenvolvimento Agrário- MDA, Instituto de Assistência Técnica Rural – IATER, Secretária de Agricultura, desenvolvimento e Inovação- SEADI, Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social – Setrabes.