Um jogo de tabuleiro que ensina, diverte, cria diferentes situações e possibilidades para o desenvolvimento de um empreendimento. Esse é o Startup Mundi. O game para empreendedores promove um treinamento de alto rendimento ao avançar cada etapa. O Sebrae Roraima utilizou a metodologia para treinar o instinto inovador dos bolsistas da 12ª Edição do Programa de Inovação Tecnológica – BITERR.
A rodada do game ocorreu na noite desta quinta-feira (30) no SebraeLab. Depois que as equipes são formadas, os jogadores criaram startup (solução inovadora), desenvolvem e buscam investimentos.
No Startup Mundi Game Experience as equipes iniciaram os empreendimentos com o aporte de R$ 5 mil (dinheiro fictício para o game) dado pelos instrutores do jogo, funcionários do Sebrae. Entre momentos de concentração, aparecem soluções de uma forma leve e coletiva ao longo do jogo que tem duração de seis horas.
Pedro de Dalpasquale, de 23 anos, é estudante do 7º semestre de medicina na Universidade Estadual de Roraima e um bolsista do BITERR. Ele contou que a dinâmica vai lhe auxiliar no dia a dia.
Sempre tive algumas ideias e não tinha oportunidades para testar. O BITERR foi uma oportunidade de testar uma ideia de algo que eu já queria aplicar no consultório focado na otimização do atendimento, num ambiente controlado e recebendo uma bolsa que me ajude no custo e auxílio de diferentes profissionais
O Startup Mundi Game Experience, além de ensinar de uma forma didática o que é uma startup, trabalha habilidades e competências empreendedoras. A parceria para o evento ocorre porque o BITERR tem esse mesmo propósito para os jovens estudantes universitários bolsistas do programa desenvolvido pelo IEL, com a parceria do Sebrae Roraima.
A cada etapa, cartas e o avanço de casas no tabuleiro, os grupos aprendem uns com outros de forma lúdica e competitiva.
“Esse treinamento, por meio de um jogo, faz com que os jovens não esqueçam mais o conhecimento que aprendem aqui [no Sebrae]. Isso é muito importante para que mais pessoas empreendam no Estado e contribuam com o desenvolvimento local”, analisou Graciela Missio, gerente de Educação Empreendedora do Sebrae.
A população que sonha empreender com menos erros e mais sugestões de como agir em diferentes situações pode ter a ajuda do Sebrae Roraima e até se divertir com outra rodada do Startup Mundi. A orientação é seguir as redes sociais @sebrae.roraima.
“A parceria com o Sebrae é muito importante para capacitar as pessoas ao desenvolver projetos e se auto desenvolver”, destacou Rafaela Reis, coordenadora de negócios do IEL.
