
Servidores públicos municipais da Capital e do Interior de Roraima participam nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21 de agosto, respectivamente, da capacitação “Elaboração de projetos, captação de recursos e prestação de contas”, promovido pela Escola do Tribunal de Contas do Estado e Sebrae Roraima.
O curso é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Sebrae e o TCERR cujo intuito é fortalecer as gestões municipais, transparecer processos e somar inovação e tecnologia nos processos.
Na abertura, ocorrida na manhã desta quarta-feira, o diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, enalteceu a disponibilidade das Prefeituras em enviar servidores para aprimorar conhecimentos e fortalecer o papel do programa Cidade Empreendedora em cada município de Roraima.
Preparar as equipes dos municípios desde o planejamento, execução dos projetos desde que esteja dentro da legalidade, da transparência e economicidade com qualidade. O foco é trabalhar o que tem de melhor com inteligência artificial para as equipes municipais utilizarem nos termos de referência de compras para executar em seus municípios.Explicou Baú.

Estes são vieses do Cidade Empreendedora, ajudar as gestões municipais a desenvolverem boas práticas administrativas, programa presente em todos os 15 municípios de Roraima.
“Onde o Sebrae está trabalhando em oito eixos estratégicos, desde a melhoria da gestão pública, ambiente de negócios, educação empreendedora, ou seja, diversos segmentos que auxiliam o gestor municipal, mas também que beneficiem a população”, complementou o diretor superintendente.
O anfitrião do evento, o vice conselheiro Bismark Dias, agradeceu a parceria do Sebrae Roraima na condução da capacitação e a escolha de profissionais para engrandecer o curso.
“Essa iniciativa, junto ao Sebrae, é começar a captar estes servidores para que os próprios municípios de Roraima tenham acesso a recursos que estão disponíveis”, explicou o conselheiro ao relatar a existência de verbas para na Região Amazônica, mas não aproveitados por ausência de projetos adequados.

O uso de ferramentas em IA (Inteligência Artificial) foi tema da primeira capacitação, ministrado pelo instrutor Thiago Nóbrega, direto do Rio Grande do Norte.
A ideia do curso foi proporcionar uma fluência em Inteligência Artificial, não precisa compreender como a IA funciona internamente para entender os benefícios dela, ela pode ser um excelente parceiro na confecção de políticas públicas, nas contas, no auxílio aos gestores públicos e é um instrumento, de fato, sensacional.Elencou Nóbrega.

Na plateia, olhares atentos as explicações. O ouvidor-geral do município de Caracarai, localizado na Região Centro-Sul, Rafael Ramos, falou da motivação em melhorar o serviço com as informações adquiridas.
“Sempre buscar melhorias para nosso município, é muito válida essa iniciativa do Sebrae com o TCE para buscarmos essa melhoria na parte de processos, essa tendência de IA tentando alinhar as melhorias no município”, contou.

As informações auxiliarão as Prefeituras Municipais a alcançarem recursos disponíveis para aplicação em políticas públicas para região.
