Oito escolas municipais e estaduais já receberam as equipes do Sebrae Roraima e Sicredi, que uniram as forças para realizar a Global Money Week (GMW), campanha mundial para debater a sensibilização de crianças e jovens sobre a importância da educação financeira.
‘Planeje seu dinheiro, plante seu futuro’ é o tema da 11º edição desta ação, que segue em programação para os alunos da rede pública de ensino desde o dia 20 de março.
Crianças e jovens de diferentes faixas etárias têm a oportunidade de entender sobre a origem do dinheiro, com auxílio de gibis da Turma da Mônica, por exemplo. Compreendem também, como ajudar no orçamento familiar e administrar a mesada.
“De acordo com o público adequamos a dinâmica de ensino, mas de forma que esses jovens tenham interesse em aprender mais sobre como evitar gastos desnecessários e até economizar com o lanche da escola”, exemplifica Graciela Missio, gerente da Unidade de Educação empreendedora.
Marcos Antônio dos Santos, gestor da Escola Municipal Palmira de Castro Machado, comenta sobre os projetos já realizados em parceria com o Sebrae.
“Desde os servidores até os alunos, todos os anos temos essa parceria onde trabalhamos projetos de educação financeira. Esse momento se faz necessário de verdade, pois o aluno aprende agora, e pode se tornar um empreendedor no futuro”, afirmou.
A professora do primeiro ano, Maria Elizabeth de Souza Lima, cita exemplos em que pode ser aplicada a educação financeira, independente da faixa etária.
“Quanto mais cedo se aprende sobre finanças, melhor. É um aprendizado que os alunos poderão levar pra vida, um trabalho de longo prazo que vai trazer benefícios pra eles, pra família e até pros filhos”, pontuou.
Além de atuar como mediador, o Sebrae também desponta como um capacitador dos pequenos negócios, conforme comenta Tálison Silva, analista técnico da unidade de educação empreendedora.
“Sem dúvidas é uma experiência maravilhosa ter o contato com crianças que já estão com o pé no empreendedorismo. Daqui sairão pessoas como empresários e empresárias, grandes empreendedores com consciência financeira”, disse.
PARCERIA COM A SICREDI
Pensando no futuro, o Sebrae em parceria com a Sicredi espera contribuir com a formação desses alunos em equilíbrio financeiro, para que eles cresçam com essa característica empreendedora e noções de administrar recursos.
Marcilene Mendes, assessora de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi, avalia a ação como um fruto para ser colhido em um futuro próximo.
“Estamos cultivando a semente do saber poupar, possibilitando diminuir o índice de inadimplência do futuro, além de aumentar o número daqueles que economizam e investem seus recursos,” afirmou.
A GMW é uma campanha mundial realizada anualmente para garantir que os jovens estejam financeiramente conscientes e gradualmente adquirindo conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos necessárias para tomar decisões sólidas, para o bem-estar e a resiliência financeira.
Ao total, 9 escolas serão atendidas nas etapas de ensino fundamental e médio, para alunos entre 6 e 18 anos, em escolas municipais e estaduais da capital. A programação encerra no dia 6 de abril.
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Sendo uma das missões do Sebrae Roraima, trazer o conhecimento e preparar empreendedores para o futuro, essas ações são importantes para ajudar no desenvolvimento desses jovens e futuros empresários e empresárias. Assim, eles podem seguir aprimorando habilidades e competências e fazer o bom uso no futuro quando adultos, ou até auxiliar dentro da família.
SOBRE A GMW
Promovida pela OCDE, a GMW busca capacitar as gerações mais novas a administrar suas finanças de forma consciente, assim como ajudar que crianças e jovens compartilhem seus conhecimentos com suas famílias e respectivas comunidades. Ao longo de 10 edições, a campanha atingiu mais de 53 milhões de crianças e adolescentes em 176 países.