Roraimoda e Beleza 2025, que iniciou nesta sexta-feira (18) e segue até domingo (20), no Roraima Garden Shopping, é palco de uma parceria de grande impacto social: a união entre o Sebrae Roraima e a Defensoria Pública do Estado de Roraima, através do projeto “Salão de Defesa”. A iniciativa visa capacitar profissionais do setor de beleza para atuar como uma rede de apoio essencial para mulheres vítimas de violência, indo além da agressão física e abrangendo diversas formas de abuso.
A Defensoria Pública entende que salões de beleza, clínicas de estética e outros estabelecimentos do ramo são espaços onde muitas mulheres se sentem confortáveis para compartilhar detalhes íntimos de suas vidas. Ao capacitar os profissionais desses locais, o projeto permite que eles acolham, orientem sobre como identificar e denunciar violências, e auxiliem as vítimas a buscar a ajuda necessária.
Bibiana Uchôa, analista do Sebrae Roraima e uma das coordenadoras do evento, reforça o apoio e a sinergia entre as instituições.
O apoio que o Sebrae tem prestado à Defensoria Pública do Estado de Roraima para o projeto ‘Salão de Defesa’ é de suma importância. Atendemos diretamente empreendedores do segmento de embelezamento – sejam salões de beleza, clínicas de estética ou lojas de cosméticos – que, em sua grande maioria, têm uma clientela predominantemente feminina. “Trazer a Defensoria para dentro da nossa feira Roraimoda e Beleza, para disseminar o conhecimento sobre a importância dessa rede de apoio e sobre esse projeto tão especial para atender mulheres vítimas de violência doméstica, faz com que carreguemos em conjunto os valores institucionais que prezam pela proteção e suporte a essas mulheres”
explica.
A Dra. Terezinha Muniz, Defensora Pública e uma das idealizadoras do projeto “Salão de Defesa”, explica a essência da iniciativa apresentada e promovida durante o evento.
O objetivo do projeto é que os profissionais do ramo do embelezamento pessoal, em qualquer de suas áreas, adquiram a capacidade de ser uma rede de apoio por meio da participação em oficinas que realizamos com eles. Nosso foco é a defesa dos direitos da mulher em situação de violência doméstica
diz.
A Dra. Terezinha detalha a atuação da Defensoria no evento e a parceria com o Sebrae.
Estamos aqui na feira desde a edição de 2023, formando parcerias, distribuindo material informativo e prestando orientações. Visitamos os estandes, levando informações sobre violência doméstica e convidando os estabelecimentos a se tornarem um ‘Salão de Defesa’. A partir da adesão, capacitamos esses profissionais por meio de oficinas para que se transformem em rede de apoio”
Complementa.

Ela explica o conceito de rede de apoio e a importância do acolhimento das vítimas de violência.
“É o profissional que, tendo estabelecido uma relação de confiança com sua cliente e ouvindo algum relato de relacionamento abusivo, sabe acolher sem julgamentos ou discriminações. Nessas oficinas, fornecemos informações sobre a proteção que a Lei Maria da Penha garante à mulher, onde buscar a primeira ajuda, como acionar a polícia em momentos de agressão e quais são as portas de acesso, como a Casa da Mulher Brasileira”, diz.
A Defensora Pública ressalta a relevância da parceria com o Sebrae para o sucesso da iniciativa.
“Quando iniciamos, visitávamos os estabelecimentos para apresentar o projeto. Recebemos um convite do Sebrae para participar de uma feira de empreendedorismo do ‘Sebrae Delas’. Após essa participação, solicitei uma reunião com a diretoria e o Sebrae abraçou a ideia. Agora temos a parceria formal, daí nossa presença aqui na feira. Após a feira, faremos a mobilização dos profissionais para as oficinas, inclusive indo a salões maiores para capacitação local ou reunindo grupos”, concluiu.
Natasha Gomes, profissional da beleza e participante do evento, expressou sua satisfação com a iniciativa.
“O salão é o lugar onde essas mulheres se sentem à vontade para falar de tudo, até daquelas histórias mais tristes que muitas vezes acolhemos. Acho que é super importante que a gente saiba como orientar e dizer a essas mulheres vítimas aonde ir, a quem recorrer e fazê-las se sentirem seguras para isso. É muito legal”, apontou.

O Roraimoda e Beleza 2025, segue com sua programação até o domingo, dia 20 de julho, no Roraima Garden Shopping. O evento é realizado pelo Sebrae Roraima com patrocínio de O Boticário, Hinode Center, Personal Confecções e apoio do Sistema Indústria (FIER) e Fecomércio. A entrada é gratuita.