Trabalhando a importância do líder desenvolver autocontrole para tomada de decisões eficientes, o “Workshop Inteligência Emocional” deu continuidade ao ciclo de aprendizagem do “Rotas da Liderança”, curso que está sendo realizado pelo Polo de Liderança do Sebrae, em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Sendo o terceiro encontro da turma, a capacitação reuniu cerca de 13 servidores da Embrapa em uma tarde de conhecimento e networking.
Ministrado pela consultora Rosiane Rodrigues, o workshop abordou sobre o papel fundamental que a inteligência emocional desempenha para o sucesso profissional e pessoal desses líderes.
Lidar com o estresse, resolver conflitos e estabelecer relações interpessoais positivas, são exemplos da importância de desenvolver a inteligência emocional, principalmente, para quem exerce o papel de liderança em uma equipe. explicou.
A consultora destaca ainda, que através do Rotas da Liderança os participantes vão conseguir ampliar essas habilidades no seu dia a dia: “Por meio de todo esse conhecimento, eles se tornarão líderes cada vez mais competentes, habilidosos e que conseguem fazer com que as suas equipes sejam mais engajadas”, acrescentou.
Com uma metodologia que proporciona reflexão, ampliação de informações sobre a arte de liderar, conviver melhor em equipe e aumentar a produtividade, o Rotas da Liderança tem como objetivo aprimorar as habilidades e competências dessas lideranças que integram a Embrapa, melhorando sua atuação como líderes dentro da instituição.
Carlos D’ Alencar, analista e supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Institucional da Embrapa Roraima, compartilhou que o autoconhecimento é essencial para alcançar o autocontrole.
Nesse módulo compreendi que para ter atitudes melhores para saber lidar com os colegas de trabalho e supervisionados é necessário se conhecer e saber se posicionar. Então a inteligência emocional é um exercício que tem que ser praticado todos os dias. pontou o servidor.
Dicas sobre como alcançar o autocontrole e dinâmicas individuais e em grupo marcaram o desenvolvimento do workshop que apresentou aos participantes temas acerca do domínio da inteligência emocional na prática da liderança.
A gestora do Polo de Liderança do Sebrae/RR, Ana Gomes, explicou que a turma pôde conhecer os domínios da inteligência emocional relacionados a prática da liderança.
Nosso objetivo era fazer com que eles percebessem a importância do autoconhecimento, autocontrole e do seu impacto no exercício da liderança, ampliando assim, a percepção sobre suas emoções e sentimentos para ter mais consciência de si e tornar-se um líder mais eficaz. finalizou.
Composto por seis workshops, a turma de servidores já passou por dois sendo eles, “Estilos Comportamentais e a Formação das Equipes de Trabalho” e “Comunicação Assertiva”.
POLO DE LIDERANÇA
O Polo de Liderança do Sebrae, é um programa de referência na preparação de líderes. A ação entrega soluções, estratégias e tendências para o líder exercer a sua função de maneira competente e que fortaleça os relacionamentos profissionais para gerar também novas conexões. Um exemplo dessa iniciativa, é o curso Rotas da Liderança.