Com o objetivo de debater os detalhes do convênio para a 10º Edição do Festival da Banana, os diretores do Sebrae/RR e o prefeito de Caroebe, juntamente com equipe técnica do Sebrae/RR, reuniram-se na manhã desta quinta-feira (21), na Sala de Reunião Direx, localizada na Sede do Sebrae. O evento, previsto para ocorrer em novembro, promete ser uma celebração ainda mais grandiosa este ano.
O encontro, que contou com a presença do prefeito Osmar Filho, dos diretores Emerson Baú (superintendente) e Almir Sá (diretor de administração e finanças) do Sebrae/RR, além da gerente da UPPDT Elissandra Costa, da analista técnica Erika Progênito, e do consultor técnico Nirval Queiroz, visou estabelecer parcerias estratégicas para fortalecer não apenas a festividade em si, mas também a economia local.
Segundo Baú, “Como parte da atuação estratégica do Sebrae, buscamos promover o empreendedorismo nos quinze municípios, incluindo Caroebe. Nosso objetivo é apoiar não apenas a realização do festival, mas também impulsionar os negócios locais associados a esse evento”, pontuou.
A parceria com a prefeitura permite que o Sebrae ofereça sua expertise para capacitar os participantes, realizar rodadas de negócios, estabelecer contatos estratégicos e envolver lideranças locais, visando resultados financeiros, econômicos e políticos.
Elissandra Costa, gerente da UPPDT, destacou a importância de ampliar a abrangência do evento, incluindo setores como comércio local, tecnologia e investimento, aproveitando as diversas potencialidades do município, que vai além da produção de banana, englobando culturas como cacau, fruticultura e bovinocultura.
Ela ressaltou:
O Sebrae desempenha um papel fundamental no fortalecimento do ambiente de negócios, trazendo parceiros institucionais e promovendo oportunidades para os empreendedores locais. Neste ano, buscamos inovar e expandir o Festival da Banana, envolvendo não apenas os produtores, mas também o comércio local e setores tecnológicos.
Um dos objetivos é atrair investidores e destacar outras culturas do município, como a produção de cacau, frutas e pecuária, tornando o evento ainda mais empreendedor.
O prefeito Osmar Filho enfatizou a relevância da parceria com o Sebrae Roraima para o sucesso do festival, ressaltando o compromisso de fazer da Festa da Banana uma vitrine para o município e uma oportunidade para os empresários locais e das redondezas prosperarem.
A parceria com o Sebrae tem sido fundamental para o desenvolvimento do Festival da Banana e da economia local. Com a ampliação do evento, esperamos não apenas promover Caroebe, mas também atrair investimentos e fortalecer o comércio regional, explicou.
Durante a reunião, foram alinhados detalhes sobre a estrutura do festival e agendada uma visita técnica para o mês de abril, com o objetivo de garantir as melhores condições para o local do evento.
Caroebe, conhecida como a terra da banana, é o maior produtor de banana de Roraima, com uma produção renomada pela qualidade do fruto. O festival, que não ocorria desde 2016, foi retomado em 2022 com o objetivo de impulsionar os negócios, especialmente no setor agropecuário.
Na última edição, realizada em outubro de 2023, o festival recebeu aproximadamente 40 mil visitantes e contou com a participação de cerca de 200 empreendedores nos setores de alimentos, bebidas, acessórios, artesanato e agronegócio.