ASN RR
Compartilhe

Reunião do Conselho dos Associados Aponta Rumos De Atuação Dos 27 Sebraes Do Brasil

Sebrae Nacional Debate Diretrizes e Planejamento para Fortalecer Pequenos Negócios em Reunião em Salvador.
Por Assessoria Abase
ASN RR
Compartilhe
Sebrae Nacional Debate Diretrizes e Planejamento para Fortalecer Pequenos Negócios em Reunião em Salvador.

Com as presenças dos dirigentes dos 27 SEBRAEs do Brasil, aconteceu na terça-feira (06) a 2ª Reunião do Conselho de Associados da Abase, na sede do Sebrae/BA, em Salvador. Coordenada pelo presidente da Abase, Anacleto Ortigara e pelo vice-presidente, Vinicius Lages, a pauta da reunião incluiu temas estratégicos para gestão nos Estados e no Distrito Federal e que influenciam diretamente no reforço do atendimento aos pequenos negócios em todo o país.

Na abertura o diretor-superintendente do Sebrae/BA, Jorge Khoury e o presidente do CDE, Humberto Miranda, saudaram todos os dirigentes e destacaram a integração como base para avançar na pauta. Já o presidente da Abase, Anacleto Ortigara, reforçou que tópicos da pauta, como as Diretrizes do Plano Anual 2025 do Sistema Sebrae e Cenário de Recursos, apresentadas pelo gerente da UGET do Sebrae Nacional, André Spínola e o gerente da UGOC, Ernani Tibério Pereira da Costa, além do Relatório do TCU, precisam e devem ser alinhados com os dirigentes. Representando a Unidade Federativa de Roraima, esteve participando da reunião o Superintendente do Sebrae RR, Emerson Baú.

Atuação

O presidente da Abase, Anacleto Ortigara, avaliou que as pautas geraram um debate extremamente proveitoso, capaz de definir rumos de atuação do Sistema Sebrae, tornando cada vez mais clara a sua missão e o direcionamento dos investimentos. “O nível de participação dos dirigentes demonstra que a Abase cumpre seu papel no âmbito institucional, mas também promove uma atuação efetiva e bem mais ativa do Sistema Sebrae em todo território nacional,” resumiu Anacleto. O dirigente também considerou que o Sistema caminha para ter um planejamento ainda melhor, executado em condições mais favoráveis aos pequenos negócios.

O vice-presidente da Abase, Vinicius Lages ressaltou que foram discutidos temas que importam muito no dia a dia de cada Sebrae. “Ao liderar este movimento sobre os indicadores e as metas, a Abase busca resultados em definições estratégicas, agora e no futuro,” afirmou. Segundo Vinicius, as participações nos Comitês do CDN permitem que a Abase faça proposições ao Sebrae Nacional e assim exerça sua representativa de forma efetiva. “Vamos seguir perseguindo os objetivos que nos unem,” definiu.

Integração

No período da tarde, a pauta prosseguiu diversificada e produtiva. Logo no início, foi eleito o novo membro do Conselho Fiscal do Sebrae Previdência, o Diretor-Superintendente do Sebrae/SP, Nelson Hervey. Na sequência o Presidente do Conselho Deliberativo, Vitor Tioqueta, apresentou o relatório de eficiência da instituição previdenciária, enquanto o Presidente Evandro Nascimento falou sobre os avanços e conquistas para os beneficiários.

O chefe de gabinete do Conselho Deliberativo Nacional (CDN), Ivan Hussni falou sobre o papel do Conselho, do presidente José Zeferino Pedrozo e das mudanças no sentido de aprimorar a governança, a aproximação com o Sebrae Nacional e os 27 SEBRAEs do Brasil. “Estamos promovendo revisões sistêmicas, avaliando o funcionamento dos Comitês de Compliance, de Ética e de Planejamento, além de lançar o CDN itinerante que vai percorrer cada Sebrae nos Estados e no DF,” argumentou Hussni, acrescentando que o CDN sempre vai se encarregar de assuntos estratégicos e sistêmicos.

O Diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto e o Consultor da Unid. de Gestão e Inovação de Produtos Sebrae/PR, Maurício Reck, apresentaram o SebraeON e as soluções em inovação, uma boa prática que faz a diferença para os pequenos negócios paranaenses.

O Diretor Técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick e Adriane Ricieri Brito fizeram a apresentação dos 14 Polos de Referência do Sebrae no país – Sustentabilidade (MT), Ecoturismo (MS), Agronegócios (GO), Starups (SC), Lideranças (PR), Economia Criativa (SP), Artesanato e Energia Ofshore (RJ), Turismo de Experiência (ES), Educação Empreendedora (MG), Energia Onshore (BA), Energias Renováveis (RN), Bioeconomia (PA), Indústria (RS). “Estamos trabalhando para integrar definitivamente estes Polos ao Sistema para que possam atuar em rede,” adiantou Bruno Quick.

A Reunião do Conselho trouxe, ainda, a Palestra “O poder do aprendizado contínuo” do professor Conrado Schlochauer, PhD em Psicologia da Aprendizagem e especialista em educação corporativa e uma apresentação de resultados do Programa de Desenvolvimento de Liderança SKE pelo consultor Fábio Zimmermann da Steibeis, uma ação em conjunto da Abase,Sebrae Nacional e Universidade Corporativa do Sebrae, que já atendeu 61 dos 81 dirigentes dos SEBRAEs do Brasil em 3 turmas, com 5 módulos cada.