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Qualidade no atendimento ao cliente como diferencial competitivo

Sebrae/RR realizou oficina para empresários e colaboradores com o foco na melhoria dos serviços/produtos no mercado roraimense
Por Sebrae/RR
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Há quem diga que a primeira impressão é a que fica, e no mundo do empreendedorismo essa primícia se torna ainda mais forte quando o assunto é conquistar o cliente. O primeiro contato do consumidor com o atendimento de determinada empresa pode ser o que vai fidelizar ou afastar ele para sempre. Foi voltado para esse tema que o Sebrae/RR realizou uma oficina nesta terça-feira, 27.

A consultora Mayara Queiroz salientou aos participantes que para a prestação de um bom atendimento é preciso identificar os tipos de clientes/consumidores, o que eles necessitam e como sanar essa necessidade. No final tudo vai influenciar na venda, e futuramente na saúde financeira da empresa e o posicionamento no mercado.

Falamos bastante de teoria, técnicas, mas o importante é o ‘feijão com arroz’ bem feito, ou seja, atender o cliente com a maior cortesia e disponibilidade que puder, porque é isso que ele observa. Não adianta preparar a casa, ter um produto bacana, mas não ter um atendimento cortês. Se dentro da jornada tiver alguma ruptura no processo, ele não volta. Em termos gerais é atender entendendo as necessidades e colocando ele no centro. explicou Mayara.

Mayara Queiroz, consultora.

Na ocasião foram abordadas as terminologias para clientes, vendedores e técnicas para chegar no melhor atendimento possível para cada pessoa. Entre o público estavam empresários e colaboradores de empresas. Mais de 40 pessoas participaram da qualificação.

Entre eles estava Andreia Miranda que há cerca de três meses abriu dois empreendimentos em ramos totalmente diferentes: um de loja de colchões e outro de roupa feminina. Ela conta que encontrar colaboradores que estejam alinhados com um bom atendimento é a maior dificuldade que ela enfrenta.

A gente entra com muito sonho, vontade de mudar tudo, mas é diferente quando chega no dia a dia e vê que é um processo bem lento e difícil. Morei 23 anos na Espanha, então noto muita diferença no atendimento, na atenção. E uma coisa que estou sofrendo muito é conseguir vendedores qualificados, que realmente sejam pessoas agradáveis na atenção ao cliente, e não se preocupe só com a venda em si, mas em tratar bem aquela pessoa. desabafou a empreendedora.

Andreia Miranda, empreendedora.

O Sebrae/RR tem trabalhado a qualificação do mercado, dando a possibilidade de colaboradores e empresários alinharem o serviço/produto para que tenham bons resultados. Neste mês de fevereiro o tema proposto das oficinas e cursos foi voltada ao cliente, explicou a analista de atendimento, Adlany Oliveira.

A ideia do Sebrae é fomentar e munir nossos clientes de conhecimento para que possam ter sucesso no empreendimento deles. A gente vai dar continuidade com as capacitações, oficinas, palestras sempre de acordo com os temas que estão mais vigentes ou mais procurados. Quanto mais aprendizado pudermos fornecer, insumos para os nossos clientes, então isso vai atingir nossa missão, que é contribuir para desenvolver a economia. ressaltou a analista.

Para quem quer ficar por dentro das oficinas e cursos oferecidos pelo Sebrae/RR é só acessar a Loja Sebrae no endereço eletrônico: Loja Sebrae/RR.