Em 2020 o mundo todo precisou se adaptar e passar por mudanças que em tempos normais, demorariam anos para acontecer, muitas empresas e instituições precisaram migrar para o virtual, ou fazer escalas de serviços para que não houvesse aglomeração nas salas de trabalho.
-
Com a mudança repentina de rotina, de um dia para os outro, todos precisaram se adequar a novos sistemas de atendimento, de convívio e de vida. Nesse momento, a saúde e a tecnologia precisaram andar de mãos dadas, para conter a transmissão do Coronavírus (COVID-19), sem parar de prestar o atendimento para o cliente no momento em que ele precisou de uma atenção especial.
-
Muitas pessoas passaram por situações difíceis, empresas precisaram inovar e se reinventar, empreendedores precisaram adotar novos estilos de vida e de trabalho para reverter os danos causados pela crise gerada pela pandemia, entre inúmeros outros casos, tiveram aqueles prontos para ajudar e incentivar os empresários a continuarem investindo e sonhando com os seus negócios: a equipe Sebrae Roraima.
-
Para que os colaboradores permanecessem motivados a ajudar os clientes em suas necessidades, a instituição se adaptou para prestar apoio e cuidar da saúde física e mental do colaborador durante o processo de transição repentino do pessoal para o virtual, e também nos meses que se seguiram durante a quarentena.
-
O Sebrae em sua maioria, adotou o home office como modalidade de trabalho e algumas áreas organizaram escalas de trabalho com alguns serviços que precisaram ser realizados direto da instituição. Segundo a Gerente da Unidade de Gestão de Pessoas, Nadia Aguiar, a atenção principal nesse processo foi com a saúde da equipe, “Como o home office era uma modalidade de trabalho razoavelmente nova, nós intensificamos o cuidado com o colaborador principalmente a saúde mental, pois um colaborador com segurança emocional e um bom direcionamento da liderança, consegue atravessar esse momento de maneira mais tranquila e também atingir os bons resultados na vida pessoal e profissional. ”
-
Além dos cuidados motivados pela instituição que fez entregas de álcool em gel e máscaras para todo seu quadro de funcionários, o Sebrae também incentivou as equipes a manterem contatos uns com os outros através de mensagens de texto, ligações e reuniões para que os colaboradores pudessem conversar e compartilhar as experiências que tiveram em suas casas durante o período.
-
Nos meses de pandemia, foram adaptados os projetos de qualidade de vida oferecidos normalmente pela instituição como auto-massagem, ginástica laboral e, principalmente, atendimento psicológico. As atividades físicas eram oferecidas através de vídeo-aula enviadas por e-mail, ensinando o colaborador a realizá-las em casa, e o atendimento psicológico era realizado através de ligações ou mensagens, da maneira que o paciente se sentisse mais confortável.
-
Para manter as equipes dispostas e bem, a Unidade de Gestão de Pessoas trabalhou de maneira dinâmica, para lembrar que ninguém estava sozinho nessa caminhada, “a intenção era deixar as pessoas motivadas a viver, a sorrir e perseverar, e essa motivação foi trabalhada principalmente nas ligações e mensagens personalizadas que a Gestão de Pessoas realizou, com o apoio das nossas lideranças, dos gerentes e dos diretores, que mantinham contato diariamente com seus colaboradores”, explicou a gerente.
-
Cuidando para que os nossos cuidem dos outros! [BOX]
-
Assim como a principal preocupação das equipes de atendimento do Sebrae é o cliente, a Unidade de Gestão de Pessoas tem um cuidado especial com os colaboradores, esse cuidado está diretamente ligado ao resultado do atendimento com o nosso cliente, o empreendedor.
-
Durante o período de pandemia, a unidade incansavelmente cuidou e deu apoio para todos os colaboradores que necessitaram durante o processo brusco de mudança e de adaptação ao considerado novo normal. “Entendendo que era um momento de crise mundial, a principal intenção era de fato cuidar bem de nossos colaboradores para que o resultado fosse sentido pelo nosso cliente, com um bom atendimento e apoio para sustentar a situação de pandemia sentida pesadamente no comércio local”, destacou Nádia.
-
Durante o período de readaptação à vida normal, os cuidados com os colaboradores permanecem disponíveis ainda on-line para que eles permaneçam diariamente cuidando de sua saúde física e mental, para que vivam uma vida equilibrada e com uma boa saúde.
-
