ASN RR Atualização
Compartilhe

Projeto Sebrae de Fruticultura inicia segundo semestre de capacitações técnicas no município de Rorainópolis

Ação oferta Oficina de Meliponicultura - Práticas de Criação de Abelhas Nativas
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe

O Sebrae/RR, por meio do Projeto Sebrae de Fruticultura inicia hoje (26) o segundo semestre das capacitações técnicas, a Oficina de Meliponicultura – Práticas de Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão – Básico e Avançado. Realizado no Sul do estado, região do Trairi Colina, município de Rorainópolis, o Projeto Fruticultura é uma parceria Sebrae/RR, Instituto Federal de Roraima (IFRR) e Instituto Rancho da Luz e é voltado para produtores rurais, agricultores familiares, estudantes de agronomia e áreas relacionadas, técnicos em agropecuária e demais interessados pela meliponicultura.

Com o objetivo de capacitar os participantes, o projeto implementou técnicas por meio da Oficina de Meliponicultura que trazem benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a comunidade, como o manejo sustentável de abelhas nativas sem ferrão e a produção de mel e outros produtos da colmeia.

Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de conhecer a biologia e o comportamento das abelhas nativas, aprender técnicas de captura e divisão e manejo de colmeias, identificar as principais espécies de abelhas nativas sem ferrão da região, produzir e utilizar equipamentos adequados para a meliponicultora, extrair e processar o mel e outros produtos da colmeia, e ainda comercializar os produtos da meliponicultura de forma sustentável.

Essas capacitações técnicas são ações promovidas pela Unidade de Competitividade Agroambiental (UAGRO) do Sebrae/RR, em parceria com associações, cooperativas locais e produtores da região sul na qual são cliente do projeto Sebrae de Fruticultura.

Sobre o Projeto Sebrae de Fruticultura:

O Projeto Sebrae de Fruticultura, um projeto abrangente e inovador, busca sempre fortalecer e impulsionar o setor agrícola do país. Com foco no desenvolvimento sustentável, a ação visa sempre oferecer suporte e capacitação aos produtores rurais, promovendo a adoção de práticas agrícolas eficientes, tecnologias avançadas e gestão estratégica.

A ideia é incentivar a diversificação produtiva, estimular a criação de cadeias de valores integradas e a geração de oportunidades de negócios por meio do projeto de Fruticultura da
UAGRO. Por meio destas capacitações técnicas promovida pelo Projeto Sebrae de Fruticultura, os empresários rurais terão grandes oportunidades de ampliar os conhecimentos na área.

A oficina de Meliponicultura será dividida em cinco módulos, indo do básico ao avançado. O instrutor do módulo básico será o engenheiro agrônomo Guilherme da Silva Ramos, ele que é Presidente da CPORG e do Instituto Rancho de Luz. Já o instrutor do módulo avançado, será o especialista em fruticultura Eduardo Magalhães Borges Prata, que é também professor de biologia do Instituto Federal no município do Amajari. A oficina será divida em: das 08h às 12h metodologia teórica e das 14h às 18h metodologia prática.

Confira os módulos da oficina:

Módulo 1: Introdução à Meliponicultura:

  • Importância das abelhas nativas para a polinização e a biodiversidade
  • Histórico da meliponicultura no Brasil e em Roraima
  • Legislação e políticas públicas relacionadas à meliponicultura

Módulo 2: Biologia e Ecologia das Abelhas Nativas:

  • Diversidade de espécies em Roraima
  • Ninhos, castas e ciclo de vida
  • Comportamento social e comunicação

Módulo 3: Técnicas de Manejo:

  • Captura de enxames.
  • Divisão de colmeias.
  • Alimentação artificial.
  • Controle de pragas e doenças.
  • Construção de caixas racionais.

Módulo 4: Produção e Processamento de Produtos:

  • Extração de mel
  • Produção de própolis, geoprópolis e cera
  • Embalagem e rotulagem

Módulo 5: Comercialização e Sustentabilidade:

  • Certificação de produtos orgânicos
  • Marketing e venda direta
  • Cooperativas e associações de meliponicultores

A Unidade de Agronegócio do Sebrae/RR proporciona um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimentos, troca de experiências e estabelecimento de parcerias, contribuindo para o crescimento e a competitividade do agronegócio brasileiro.