O trabalho do Sebrae/RR em levar a Educação Empreendedora para dentro das escolas de Roraima segue firme. Professores de 21 escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista, sendo maioria escolas indígenas e do campo, participaram entre os dias 19 e 21 de setembro de uma capacitação sobre uma nova metodologia, o “Terrário: um ecossistema empreendedor”.
A gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/RR, Graciela Missio, explicou que a educação empreendedora desenvolve competências integradas à construção de projetos de vida. Além de colaborar para o desenvolvimento integral dos estudantes, estimulando o protagonismo em diversas faixas etárias.
“O terrário segue esses mesmos parâmetros, estimulando competências empreendedoras, que dialogam naturalmente com as competências socioemocionais. Entre as competências empreendedoras destacamos: pensamento científico, crítico e criativo; responsabilidade e cidadania; conhecimento; argumentação; empatia e cooperação”, detalhou.
A facilitadora foi a instrutora da empresa Educare Consultoria, do Rio Grande do Sul, Nara Liane Pietro. Ela explicou que a metodologia terrário tem compromisso com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as competências para o empreendedorismo.
“O terrário surgiu como uma forma de trabalhar vários anos com uma única atividade. Trabalhamos com vários aspectos que estão relacionados aos comportamentos empreendedores, desde a hora de planejar como a atividade vai ser feita, calcular o custo para fazer essa atividade. A partir daí, vamos adicionando vários elementos que estão relacionados ao comportamento empreendedor”, exemplificou.
A professora Joicilene Mota foi uma das participantes, ela atua na Escola Vovó Tereza da Silva na comunidade indígena Darôra, atendendo 68 alunos divididos entre a educação infantil e o 5º ano.
“Nessa capacitação consegui aprender diversas coisas que já vou começar a aplicar com os alunos, pois achei muito interessante. O conteúdo abrange vários componentes curriculares em todas as disciplinas. É possível trabalhar o terrário com todas as disciplinas sem sair do foco da BNCC”, afirmou a professora.
Outra escola que participou da capacitação foi a Escola Municipal do Campo Aureliano Soares da Silva, localizada na região do Projeto de Assentamento Nova Amazônia, a 65 km de Boa Vista. A escola atende 47 crianças da educação infantil ao 5º ano e 38 adultos na modalidade Educação de Jovens e Adultos. A coordenadora pedagógica da unidade, Cristiane Machado, relatou que não imaginava que uma atividade como a construção de um terrário poderia trabalhar tantas habilidades.
“Tive a oportunidade adquirir muitos conhecimentos, apesar da gente já ter familiaridade com o termo terrário, imaginamos que é uma coisa distante da sala de aula, mas quando trazemos para o lado pedagógico, para dentro da escola, vemos um outro mundo, outras possibilidades. O aprendizado foi imenso. Dá pra levar muita coisa para a sala de aula, é uma iniciativa muito legal”, declarou Cristiane.
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