
Educação, pesquisa e inovação marcaram o “Seminário de Bioeconomia, Produção Sustentável e ODS”, realizado pelo Sebrae Roraima em parceria com a Sicoob Amazônia, nos dias 27 e 28 de junho. O evento reuniu empreendedores do setor, instituições de pesquisa e ensino, e representantes de órgãos públicos.
Com o propósito de promover conscientização e aplicação da bioeconomia nas empresas e futuros negócios da região, foram realizados painéis de debate durante os dois dias da programação para abordar sobre as questões sustentáveis e como alcançar os ODS.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tratam-se de um apelo global à ação para proteger o meio ambiente e o clima, para garantir que as pessoas em todos os lugares do mundo possam desfrutar de paz e prosperidade.

No primeiro dia foi apresentado temas sobre Pesquisas Aplicada e Inovação em Bioeconomia na Amazônia; Cenários Energéticos em Roraima; Novos Modelos de negócios: Inovação e Integração dos ODS; e Financiamento e incentivos a bioeconomia. Além dos quatros painéis da primeira noite, também foi apresentado uma palestra sobre “A inteligência artificial como ferramenta para aproveitamento da riqueza agroambiental da Amazônia de forma sustentável”.
O gerente da agência Sicoob Amazônia, Matteus Henrique, reforça que esse espaço que o Seminário proporcionou é um aprendizado contínuo, pois ele ofereceu recursos adicionais, como materiais de apoio, palestras gravadas, fóruns de discussão online e ferramentas que poderão ser utilizadas mesmo após o evento.
Os pesquisadores e microempreendedores podem continuar se beneficiando do conhecimento adquirido, revisando o conteúdo, buscando aprofundamento em tópicos específicos e explorando oportunidades adicionais que surjam ao longo do tempo,pontuou o gerente.
No segundo dia do Seminário, foi apresentado aos participantes uma palestra sobre a Análise do uso e ocupação das terras na Amazônia, ministrada pelo secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação do estado de Roraima, Márcio Grangeiro.
Contextualizar sobre o uso e a ocupação da terra em Roraima é extremamente importante para que as pessoas e os empresários tenham ciência de como foi a formação da nossa região e ver como ela dialoga com termos da bioecologia gerando assim, oportunidade para o estado avançar cada vez mais,disse o secretário.
Ademais, foi realizado um Talk Show para falar dos Cenários, tendências, e oportunidades de desenvolvimento para Amazônia, além de três painéis com temas sobre Bioeconomia e as oportunidades de desenvolvimento para a Amazônia; Empreendedorismo e produção sustentável na Amazônia e Consolidação de Ecossistemas Produtivos na Amazônia.

Esse momento contou com a participação de alguns convidados entre eles a coordenadora de conteúdos da Fundação Rede Amazônica, Gabriely Santos, que falou sobre o projeto “Amazônia que eu quero” realizado pelo grupo de comunicação.
Nosso objetivo é debater os problemas, criar soluções e no fim a gente faz um caderno com todas as soluções e entrega nas mãos dos políticos para que eles possam resolver esses pontos e no seminário falamos sobre as abordagens e ações realizadas, além dos resultados que já tivemos. Dessa forma, nosso objetivo aqui nesse espaço que o Sebrae/RR proporcionou era convidar as pessoas a participarem dessa iniciativa, enfatizou a coordenadora.
Marina Lima, analista do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) também foi uma das painelistas e esclarece que o polo é referência há mais de 10 anos na atuação na promoção da sustentabilidade para os pequenos negócios impulsionando o desenvolvimento territorial dos biomas brasileiros.
Apesar da sede ser no estado do Cuiabá, ele é aberto a todos os públicos do Brasil sendo necessário somente agendar antecipadamente para que tudo seja bem organizado. Já recebemos mais de 38 visitantes de outros países e convidamos o público de Roraima a ir também, pois é uma visitação que gera essa consciência da sustentabilidade vim do próprio indivíduo, recomendou a analista.
Para o superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, o seminário promoveu um ambiente de reflexão e levantamento de informações.
Esse momento foi pensado na discussão empreendedora em especial aos pequenos negócios sobre como conciliar a produção de forma mais sustentável fazendo com que Roraima possa ser um modelo de desenvolvimento para a Amazônia, concluiu Baú.

“Nossa missão é trazer temas relevantes como este para serem discutidos em Roraima, dessa maneira, argumentar sobre termos um país, estado e mundo mais preservado é um movimento social que tem como objetivo acentuar que é possível produzir com menos impacto na natureza e consequentemente preservar nosso meio ambiente”, complementou o diretor técnico, Doan Rabelo.
Almir Sá, diretor de administração e finanças, relata que esse espaço mostrou aos participantes que falar sobre sustentabilidade não está englobado apenas ao meio rural, mas em todos os segmentos da vida seja pessoal, econômica ou social.
Os painéis que foram apresentados aqui, tinham pessoas experientes, cientistas dos setores e produtores que vivenciam as questões ambientais no agro e em outros seguimentos. Então isso soma valores e conhecimentos que com certeza serão multiplicados para os interiores e outros municípios do estado de Roraima, para que futuramente tenhamos mais negócios com modelos diferenciados ligados a questão de sustentabilidade, finalizou Sá.
TREEBACK
Nascida em Roraima através do Inova Amazônia um programa de sustentabilidade do Sebrae, a startup Treeback ajuda a recuperar florestas degradadas através de ferramentas que possibilitam a conversão de comissões de marketing por indicação de compra nas maiores lojas online do Brasil e do mundo, em árvores plantadas.
Desenvolvida com o propósito das pessoas contribuir com o reflorestamento da Amazônia, sem pagar nada por isso, o cliente só precisa fazer suas compras online em sua loja preferida através da Treeback para ganhar um cashback em árvores plantadas. Os produtos comprados na plataforma têm o mesmo preço caso fosse comprado diretamente nas lojas parceiras.
Tratando-se de uma empresa focada na sustentabilidade o Sebrae/RR firmou uma parceria com a Treeback para calcular em tempo real todas as emissões de carbono durante o evento do Seminário de Bioeconomia, Produção Sustentável e ODS.
Criamos um display que consegue mensurar em tempo real o carbono que estava sendo gerado no evento que serão transformadas em árvores. Apesar de sermos uma startup relativamente nova, pois estamos há um ano e meio no mercado, já conseguimos apresentar nossa proposta para a Europa e estamos em tratativas para expandir nosso negócio e dessa forma, garantir que mais florestas sejam reflorestadas, acentuou o CEO da Treeback, Antonio Amaury.
