ASN RR Atualização
Compartilhe

Primeira biofábrica de mudas em RR nasce durante Inova Amazônia

A Biotech produz mudas com qualidade genética e fitossanitária superior
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe

As biólogas Maria Araújo e Maria Isabel viram um sonho se tornar realidade ao participarem do programa Inova Amazônia, iniciativa do Sebrae que busca desenvolver empreendimentos de bioeconomia.

Foi assim que, em 2022, nasceu a Biotech, primeira biofábrica de mudas de Roraima. São produtos com qualidade genética e fitossanitária superior.

Maria Araújo explica que as mudas são produzidas em laboratório e, por isso, ficam totalmente livres de pragas e doenças. O ambiente também possibilita a produção em todas as épocas do ano.

É um trabalho que, segundo ela, gera grande benefício para os produtores locais.

“Atualmente, eles precisam adquirir mudas dos estados do Sudeste e Nordeste, o que encarece o processo produtivo e gera perdas na aclimatização. Portanto, ao comercializar mudas micropropagadas no estado permite aos produtores a expansão das áreas produtivas e com isso eleva a quantidade de alimentos produzidos, gera mais empregos e renda para a população”, destacou.

Maria Isabel.

As sócias atribuem o sucesso da empresa ao Sebrae, por meio do Inova Amazônia. Ela relembra as atividades desenvolvidas durante o programa, que contribuíram para o desenvolvimento da Biotech.

“A empresa foi contemplada com o pacote de identidade visual, aceleração por meio da empresa Beta-i que permitiu conhecer nosso público-alvo, além de treinamento sobre aspectos financeiros e mercadológicos. Também participamos de duas feiras de negócios nacionais, o que permitiu ampliar os conhecimentos acerca do mundo do empreendedorismo”, detalhou.

Maria Araújo.

A gestora do programa em Roraima, Fabiana Duarte, reforça que toda essa trajetória fortaleceu a parceria com a empresa.

“A cada oportunidade a relação foi se fortalecendo, pois acreditamos que mesmo após o Programa, que foi onde tudo começou, temos muito a contribuir para o crescimento e fortalecimento da empresa”, citou.

A Biotech tem capacidade de produção de até 100 mil mudas. A Maria Araújo ressalta que a meta é conseguir dobrar esse valor até o final do ano com a ampliação da estrutura física e contração de pessoal.

“O objetivo é ser a maior empresa de produção de mudas do Estado de Roraima”, concluiu.

O Programa Inova amazônia

É um programa para fortalecer a bioeconomia na Amazônia e fomentar o crescimento econômico com inovação aberta, aliado à conservação ambiental.

Uma iniciativa que busca potencializar o empreendedorismo na Amazônia Legal a partir da bioeconomia, reunindo o que há de mais inovador em sustentabilidade e atuando para promover o desenvolvimento territorial.

Assim, o Sebrae espera estimular empreendimentos e novos negócios a pesquisar e utilizar, conscientemente, a biodiversidade, de maneira que seus recursos sejam renovados durante o uso. Esse incentivo significa juntar ciência e tecnologia para a geração de negócios com foco no uso sustentável dos recursos naturais, tornando seus produtos sinônimo de riqueza.

Para 2023, o Edital Inova Amazônia 2.0 – Fase de Ideação (significa que a empresa não precisa ter CNPJ) está previsto para ser lançado dia 30/06/2023, e as empresas interessadas poderão ter mais informações pelo (95) 2121-8058 ou 98113-7975 (Gestora Inova Amazônia – Fabiana Duarte).

Para conhecer mais sobre o programa, acesse https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/inovaamazonia.