ASN RR
Compartilhe

Precificação de Roteiros Turísticos é pauta de curso para empresários locais

Iniciativa visa aprimorar competências e evitar prejuízos no setor turístico
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Iniciativa visa aprimorar competências e evitar prejuízos no setor turístico.

O Sebrae Roraima realizou o curso “Precificação de Roteiros Turísticos” entre os dias 10 e 12 de julho, na sede da instituição, com o objetivo de capacitar empresários do setor turístico sobre conceitos e estratégias de precificação. O evento faz parte das ações do Projeto de RR-Trade Turístico do Sebrae/RR, e contou com aulas práticas e teóricas, ministradas pelo especialista Hélio Zanona, que apresentou métodos e ferramentas disruptivas para facilitar a tarefa de precificação.

O curso abordou a importância de uma correta precificação, destacando que o preço de um produto ou serviço envolve muito mais do que um simples número. Segundo Yule Brasil, gestor do Projeto de Turismo do Sebrae Roraima:

O curso vem sendo pedido há bastante tempo pelos empresários do projeto. Atendemos tanto agências de receptivo quanto de emissivo e guias de turismo. Esse curso auxilia no desenvolvimento de novos roteiros e na ressignificação de roteiros que já estavam sendo comercializados, mas que não tinham uma precificação adequada.

Zanona enfatizou que o objetivo do curso era que cada participante saísse com uma melhor capacidade de análise dos resultados financeiros de seus produtos turísticos.

A proposta desse curso é trazer ferramentas que facilitem a precificação de um roteiro turístico, oferecendo respostas rápidas às perguntas sobre lucro, prejuízo e ponto de equilíbrio, aplicando margens de comissão e taxas de cartão de uma maneira prática, explicou.

Os participantes tiveram a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido em seus próprios roteiros turísticos. “Dentro desse curso, ajudamos os empresários a calcularem todos os custos envolvidos na comercialização, para que possam oferecer roteiros de qualidade e obter retorno financeiro,” destacou Yule Brasil.

A metodologia do curso incluiu a utilização de tecnologias como a plataforma Precificatur, desenvolvida por Zanona, que automatiza os cálculos necessários para a precificação. “Essas ferramentas permitem que o empresário se preocupe menos com cálculos e mais com outros aspectos do marketing, como divulgação e promoção,” acrescentou Zanona.

A programação do curso foi dividida em três dias, com um total de 12 horas de conteúdo. No primeiro dia, foram abordadas as estratégias de precificação e os componentes de marketing necessários. Nos dias seguintes, os participantes trabalharam em simulações e práticas de roteiros turísticos, aplicando os conceitos aprendidos.