O evento ‘Papo de Contador’, promovido pelo Sebrae Roraima em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/RR) aconteceu na noite de ontem (26) e reuniu na sede do Sebrae, cerca de 39 profissionais da área contábil para uma conversa sobre capacitação, reformas previstas na constituição e mercado. A ação marcou o encerramento da ‘Trilha do Conhecimento para Contadores’ e a conclusão de uma série de workshops sobre reforma tributária com os profissionais.
Contando com a presença do presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/RR) Jouber Costa, a presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade (Sescon/RR) Audry Torres e os conselheiros do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Roraima (CDE/RR) Fábio Martinez e Fabiano Garcia, o bate papo rendeu muita troca de experiências e atualizações sobre as novas exigências do sistema tributário.
Em sua fala, o diretor técnico do Sebrae/RR Doan Rabelo, ressaltou a importância da iniciativa:
Dentro de uma estrutura empresarial, não importa qual segmento seja, a contabilidade é sem sombra de dúvidas uma das ferramentas mais importantes no sucesso empresarial, por isso a importância dessa iniciativa. O conhecimento é a base de tudo, quando falamos sobre as trilhas para os contadores, nós estamos falamos de gestão de tempo, é uma soma de ferramentas que resulta em um valor agregado ao serviço que você fornece.
Durante o evento, os contadores discutiram sobre as alterações recentes na legislação tributária que prometem transformar a maneira como os profissionais lidarão com questões fiscais e tributárias.
O secretário de Estado adjunto da Fazenda de Roraima, Kardec Santos, que fez uma apresentação dinâmica sobre a reforma tributária e as alterações previstas, destacou a importância de alertar os contadores sobre o assunto:
O foco da conversa de hoje é exatamente alertar os contadores, principalmente no sentido das pequenas mudanças que ainda podem ocorrer na reforma tributária, visto que os projetos de lei que estão tramitando para regulamentar a emenda constitucional ainda não foram finalizados. Então, deixar muito claro que ainda existe possibilidade de mudanças na reforma tributária para que, principalmente, as áreas de livre comércio, de Boa Vista e Bonfim, fiquem com um regime diferenciado e mais competitivo.
Luiz Pereira da Silva, sócio diretor da ‘Eficaz: Centro de Atendimento Empresarial’, marcou presença no evento e pontuou a importância da parceria Sebrae e CRC:
A parceria Sebrae/RR e CRC/RR para a trilha de contadores foi um projeto de grande valia para nós. O Sebrae trouxe palestrantes e pessoas que realmente entendem a nossa realidade, no sentido de vivenciar aquilo que todo dia trabalhamos, e isso fez com que nós trocássemos ideias com os colegas de profissão e ficamos conscientes de que precisamos estar antenados e atualizados sobre a contabilidade. Eu fico feliz e parabenizo mais uma vez o Sebrae pela atitude.
O evento ‘Papo de Contador’ encerrou a ‘Trilha do Conhecimento para Contadores’, um projeto que surgiu com a necessidade de aproximação com profissionais da contabilidade que atuam como consultores dos pequenos negócios da área contábil e que contribui para o desenvolvimento empresarial local.
Luã Brasil, analista técnico da Unidade de Projetos Especiais (UGPE) do Sebrae/RR e gestor do projeto, comentou sobre as vantagens que os contadores tiveram ao participarem da trilha:
Nós trabalhamos ao longo dos últimos meses algumas temáticas de desenvolvimento do perfil desses profissionais de contabilidade através de workshops voltados para a área da liderança comportamental, colocamos no nosso portfólio da trilha questões relacionadas ao marketing e a gestão de tempo. Além disso os contadores que aderiram à trilha também obtiveram uma vaga no Empretec, então foram trabalhadas essas temáticas para desenvolver o perfil empreendedor dos profissionais que já chefiam e que já lideram seus escritórios de contabilidade.
Além de proporcionar muito networking, o “Papo de Contador”, organizado pela Unidade de Gestão de Projetos Especiais do Sebrae/RR resultou em maiores ideias entre os contadores, novos modos mais eficazes de administração de empresas, busca de conhecimento e aplicação prática no dia a dia da empresa, marcando de maneira especial o encerramento da trilha do conhecimento.