ASN RR
Compartilhe

Palestra orienta presidentes de associações de bairros a consultarem fundos perdidos para projetos sociais

O evento ocorreu na tarde desta quarta-feira, (08), no edifício Sebrae Airton Dias.
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
O evento ocorreu na tarde desta quarta-feira, (08), no edifício Sebrae Airton Dias.

Promovendo o desenvolvimento do terceiro setor, o Sebrae Roraima em parceria com a Secidades (Secretaria de Estado das Cidades, Desenvolvimento Urbano e Gestão de Convênios) realizaram um segundo encontro com representantes de diversas associações de bairros do Estado com a palestra sobre “Acesso a editais e fundos perdidos”, recurso que dar oportunidade de financiamentos gratuitos e acessíveis para essas entidades ampliarem suas atividades sociais.

Dando início a uma tarde de aprendizagem mútua, a consultora e palestrante do evento, Germana Buena, pontuou sobre o que é fundos perdidos.

“É o nome dado a um financiamento não-reembolsável concedido pelo governo, agências de cooperação internacional, empresas, fundações privadas, filantropos e outras organizações não governamentais, com intuito de direcionar esse capital para algum projeto de impacto que gere benefícios positivos para a sociedade, então é uma forma das associações captarem recursos e investirem em suas ações” disse a palestrante.

Carla Messias, consultora técnica da Secidades, esclareceu que capacitar as associações é um passo importante para o andamento dos projetos elaborados por essas iniciativas que são voltadas para ações socias.

“Essas organizações possuem um papel importante para diversas famílias que dependem desse apoio, e conseguir capital para dar continuidade a essas atividades é um desafio que pode ser superado com conhecimento e ferramentas estratégicas como esses editais que são disponibilizados” adicionou.

No decorrer da palestra, foram apresentadas as principais fontes para buscar os editais e fundações que fomentam esses recursos. Outra questão reforçada foram os critérios de elegibilidade para participar desses editais.

“Requisitos de apresentação de propostas como documentações necessárias para enviar esses projetos, seguir todas as regras e diretrizes estabelecidas no edital incluindo prazos de inscrição, formato de propostas e outras instruções específicas é um dos pilares fundamentais para conseguir esses recursos” acrescentou Germana Buena.

Rafael Pinheiro, presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Roraima.

Rafael Pinheiro, presidente da “Federação dos Pescadores do Estado de Roraima” do bairro Buritis, relatou que está a frente dessa iniciativa desde 2012. Ele afirma que a organização visa garantir melhorias para essa atividade profissional.

“Participamos de um programa do governo federal através da Conab com um recurso onde cada pescador trabalha com a doação de alimentos. Levamos o peixe até as associações cadastradas, o pescador que é o fornecedor do programa é pago pelo governo. Dessa forma, é uma ação que trabalha o social e o financeiro e ter uma palestra que instruiu novos caminhos que podemos trilhar para arrecadar mais fundos para as nossas ações foi estimulador” contou o participante.

Cosma da Silva dos Santos, presidente da Associação de Mulheres.

Cosma da Silva dos Santos, presidente da “Associação de Mulheres” do bairro João de Barro, executa um projeto sustentável chamado “AmazonBioEco” onde é confeccionado bolsas feitas de sacolas plásticas que vêm do supermercado e garrafas pets.

“Visamos gerar renda para as nossas associadas e comunidade em geral fazendo orientações sobre responsabilidade ambiental. Incentivamos o valor da reciclagem para a preservação do meio ambiente estimulando as pessoas a utilizarem objetos feitos de materiais recicláveis” evidenciou a presidente.

A presidente expressou seu contentamento em relação aos conteúdos esboçados na palestra. “Foi um encontro excelente que evidenciou caminhos que as associações podem seguir para terem a chance de adquirir recursos e suporte que vão melhorar nossa atuação”, finalizou.