ASN RR
Compartilhe

Mulheres são maioria na 1ª Oficina de Modelagem de Negócios de 2024

Cerca de 33 empreendedoras participaram da programação na noite de terça-feira, 23, no Sebrae Airton Dias
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Cerca de 33 empreendedoras participaram da programação na noite de terça-feira, 23, no Sebrae Airton Dias

Há seis anos, Veronica Rodriguez, veio para Roraima começar uma nova vida, trabalhou com ajuda humanitária e viu esse ciclo se encerrar no ano passado. Em novembro, ela começou a costurar ecobags e estojos, nesse hobbie encontrou uma possibilidade de se reinventar mais uma vez aos 52 anos. Para isso, decidiu fazer parte da 1ª Oficina de Canvas: Modelagem de Negócio realizada pelo Sebrae/RR nesta terça-feira, 23.

O Canvas é uma ferramenta que permite o futuro empreendedor visualizar a sua ideia e analisar se ela pode realmente sair do papel, e era exatamente isso que Veronica estava buscando, entender se o seu hobbie poderia se tornar fonte de renda.

Comecei a fazer as peças para mim e pra minha saúde mental, minhas amigas gostaram e começaram a perguntar se eu não iria vender, e estou testando. Então me inscrevi para ter uma ideia mais clara de como fazer aqui em Boa Vista, porque é diferente, trazemos uma experiência de outro país em que os negócios são diferentes. Preciso saber se é sustentável fazer esse negócio, quais os prós e contras, contou Veronica.

Empreendedora Veroniza Rodriguez.

O facilitador da Oficina foi o analista do Sebrae, Fransllyn do Nascimento, que conduziu os participantes a modelarem suas ideias do negócio respondendo perguntas: como? o que? E para quem?

Ele não substitui o plano de negócio que precisa de máximas condições, mais conhecimento, mas ele em um único quadro permite uma visão geral do que se está vendendo, o que, como funciona, os custos que envolve isso, as receitas. Então fornecemos esse tempo de as pessoas pensarem em estratégias, a partir daí tomarem decisões mais assertivas, centrada no cliente, explicou Fransllyn.

Facilitador da Oficina, analista do Sebrae, Fransllyn do Nascimento.

O início no ano é um momento de novas oportunidades e de colocar em prática as metas estabelecidas. Uma outra empreendedora que decidiu buscar novas possibilidades em 2024 foi a Glábia Feitosa, de 24 anos. Ela trabalha na área da estética, e recentemente formalizou seus atendimentos a domicílio, conciliando com um trabalho que já desenvolve em outro lugar. Na oficina, buscou entender como pode se tornar independente por meio do seu trabalho.

Faço atendimento home care e já um tempo que estou em busca de abrir um MEI, o principal motivo é a vontade de empreender e ter o meu ponto físico, a minha própria estética, compartilhou a jovem.

Assim como elas, cerca de 33 pessoas participaram da programação, em sua maioria mulheres que estão em processo de formalização, em busca de firmar seus negócios como forma de renda.