Entre os dias 18 e 22 de novembro, produtores cooperados da Cooperativa Agropecuária e Agroindustrial dos Piscicultores de Roraima (COPARR), analista do Sebrae e um representante da Prefeitura Municipal de Boa Vista, participaram de uma missão técnica, com visitas às cidades de Toledo, Cafelândia e Palotina, no Paraná. A iniciativa teve como objetivo oferecer benchmarking em grandes cooperativas, frigoríficos e empresas fornecedoras de equipamentos para piscicultura, apresentando tecnologias e metodologias avançadas que podem ser adaptadas à realidade local.
José Carlos Markus, presidente da COPARR, destacou a importância dessa troca de experiências:
As missões técnicas têm grande valia, pois permitem aos produtores locais expandirem seus horizontes, conhecerem novas tecnologias e metodologias adaptadas à piscicultura. No Paraná, visitamos indústrias de equipamentos e frigoríficos, entendendo como o mercado opera e trocando ideias com outros produtores. Isso só enriquece e fortalece nossa atividade.
Entre os pontos altos da missão, os cooperados tiveram a oportunidade de conhecer cooperativas de sucesso que utilizam sistemas de integração com produtores, plantas frigoríficas modernas e processos que incluem o aproveitamento de subprodutos, como farinha e óleo de peixe.
Rodrigo Rosa, analista do Sebrae Roraima e gestor da missão, ressaltou o impacto das visitas:
A missão técnica permitiu aos cooperados da COPARR observar modelos de automação das pisciculturas, o uso de alto adensamento de peixes nos tanques e tecnologias que reduzem custos e aumentam a produtividade. Isso será uma referência importante para o desenvolvimento da atividade em Roraima.
A COPARR também aproveitou a missão para reforçar sua articulação em torno da instalação de um frigorífico de pescado em Boa Vista, uma iniciativa que promete transformar a cadeia produtiva local. Ao visitar fornecedores de equipamentos e indústrias especializadas, os participantes adquiriram conhecimentos para potencializar seus negócios e adaptar as melhores práticas ao contexto de Roraima.
O Sebrae Roraima reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da piscicultura local, conectando produtores a tecnologias de ponta e modelos inovadores. A missão técnica demonstra que, com planejamento e parceria, é possível fortalecer o setor e gerar resultados que impactam positivamente toda a economia regional.