ASN RR
Compartilhe

Missão Brasil-Guiana conectou empresários roraimense com o comércio exterior

Cerca de 40 empreendedores participaram da comitiva e estão esperançosos para fechar negócio com o país vizinho.
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe

Networking, possibilidade de negócios e internacionalização das empresas roraimenses. Com esse foco, o Sebrae/RR promoveu a Missão Brasil-Guiana, realizada em Georgetown, capital da Guiana. Nessa ocasião, a comitiva composta por cerca de 40 pessoas pôde aprofundar as relações comerciais entre os dois países.

Marcos Silva, proprietário da BV Pisos e Revestimentos.

Essa troca de experiências e visão ampliada da economia do país vizinho fez com que Marcos Silva enxergasse uma nova possibilidade para a empresa do ramo da construção civil, BV Pisos e Revestimentos.

“Nos abriu os olhos para as condições logísticas da estrada, e a gente pôde entender como seria o transporte até a Guiana. Vimos a deficiência de produtos e atendimentos e conseguimos entrar com um trabalho inovador e de alta qualidade, pois percebemos que há interesse dos consumidores. Foi muito enriquecedor para que pudéssemos traçar novos objetivos e expandir o nosso negócio, apoiando o crescimento da cidade” pontuou Marcos.

Emerson Baú, superintendente do Sebrae/RR.

O empresário compartilhou a experiência vivida no encontro promovido para ouvir os feedbacks sobre a viagem, realizado na noite de quarta-feira, 25, no terraço da empresa BV Pisos e Revestimentos. O superintendente, Emerson Baú, destacou que esse momento pós missão serve para fortalecer e incentivar as ideias despertadas durante a visita.

“É uma experiência nova, um momento de rever e discutir as ideias. Queremos aproveitar ao máximo o trabalho da missão e fazer com que o grupo continue trabalhando e os negócios aconteçam” celebrou.

Doan Rabelo, Diretor técnico do Sebrae/RR.

O Sebrae/RR tem atuado como parceiro e impulsionador da transformação da economia em Roraima, acompanhando de perto essa busca pela inovação nos negócios. A diretoria da instituição, o superintendente Emerson Baú, o diretor técnico Doan Rabelo e o diretor administrativo e financeiro Almir Sá, estiveram presentes nessa jornada até a Guiana.

“Estamos aqui para fortalecer aqueles que pensam grande e querem realizar seus sonhos. Construímos uma história fazendo a prospecção de negócios na Guiana, aprendendo uma nova língua e cultura. A Guiana que se prepare, pois será um privilégio tê-los. É assim que vamos continuar transformando nosso Estado e nosso país” desafiou o diretor Doan.

Almir incentivou os empresários a abraçarem as oportunidades e reconheceu a coragem e a alma empreendedora de todos os presentes: “A Guiana é um novo desafio, e precisamos ser persistentes e sonhar grande. Não tenho dúvida sobre a perspectiva de sucesso de todos.”

Roberto Keneddy, empresario.

Para esta missão, foram reunidos diversos segmentos, como agronegócio, moda, construção civil, tecnologia, alimentos e bebidas, entre outras áreas. O empresário Roberto Keneddy está sempre em busca de ampliar seus negócios. No ramo da moda, ele não perde tempo quando se trata de tornar sua marca conhecida. Já com uma clientela no país vizinho, na oportunidade, fechou mais negócios e pretende formalizar um escritório no local.

“O Sebrae está tirando o aluno da sala de aula e colocando o empreendedor para se relacionar com as pessoas, oportunizando networking e tirando nossas empresas e mentalidade da zona de conforto. Tivemos a oportunidade nessa viagem de fechar uma venda para Barbados e estamos com o projeto de montar um escritório lá e ampliar o negócio. Estabelecemos que, daqui a 6 meses, estaremos atuando na Guiana” compartilhou Roberto.

A comitiva passou por uma viagem de ônibus de 24 horas, enfrentando os percalços da estrada e desafios para vivenciar de perto a experiência de logística. A programação foi dividida em momentos que exploraram o lado institucional, com o encontro dos Ministérios da Agricultura e de Serviços Públicos, mas também a parte empírica, com a visita ao centro comercial, empresas e orientação jurídica sobre a legislação do país.

A Missão Brasil-Guiana foi realizada no período de 10 a 14 de outubro.