
A Unidade de Atendimento Sebrae Asa Branca recebeu nesta quarta-feira (24) mais de 50 empreendedores para mais uma edição da oficina de Microcrédito Consciente, uma parceria Sebrae Roraima e Desenvolve Roraima que visa aprimorar os conhecimentos dos empreendedores sobre gestão responsável e eficiente do crédito.
A oficina de Microcrédito Consciente tem como público alvo autônomos, micro empreendedores individuais (MEI), micro empresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). O objetivo é preparar os participantes para uma boa gestão do crédito que será disponibilizado a 70 empreendedores na tarde de hoje (25) no edifício Sebrae Airton Dias, com isso, temas essenciais foram abordados na oficina, como: Planejamento Financeiro; Controle de Gastos; Análise de Investimentos e Estratégias para o Crescimento Sustentável dos seus Negócios.
O analista técnico do Sebrae Roraima responsável pela ação, Marcus Vinícius, destacou como a oficina agrega no desenvolvimento empreendedor dos participantes:
“A oficina de microcrédito consciente é a união de acesso ao recurso financeiro oferecido pela Desenvolve, com a capacitação oferecida pelo Sebrae. Assim ela garante que os empreendedores usem o crédito de forma estratégica, sustentável e consciente. E além disso, é uma oficina que mostra outros benefícios, além de só obter o dinheiro. Eles aprendem como usar esse recurso, como transformar o recurso em uma aplicação, uma oportunidade de negócio para fortalecer a gestão e também para gerar renda e contribuir para o desenvolvimento local através do fomento da economia regional.” Finalizou o analista.
A oficina contou com a mediação da consultora Jomara Lopes, em sua fala ela reforçou que “quando oferecemos conhecimento sobre gestão, planejamento e crédito consciente, estamos quebrando barreiras de acesso e promovendo inclusão produtiva. O microcrédito, por si só, pode ser uma alavanca poderosa — mas sem orientação, ele pode se tornar um risco. Por isso, unir capacitação à oferta de crédito é uma estratégia inteligente e responsável.” Ela ressaltou ainda o que foi abordado durante a oficina com os participantes:
“Na oficina de Microcrédito, abordamos temas essenciais para quem está empreendendo ou deseja iniciar um negócio com mais segurança e planejamento. Os principais tópicos incluem: Gestão e planejamento financeiro, conceito e funcionamento do microcrédito, uso consciente do crédito, definição de metas SMART, que ajudam o empreendedor a estabelecer objetivos claros, mensuráveis e alcançáveis. Acredito profundamente que ações como essa oficina são transformadoras. Elas não apenas capacitam, mas também empoderam o empreendedor, especialmente aquele que está na base da pirâmide econômica, com pouco acesso a informação qualificada.”

A empreendedora Janusa Mendes participou ativamente da oficina, segundo ela, conhecimento “é muito importante” e fortalece o empresário para todos os tipos de situação:
A oficina foi muito válida, treinamento nunca é demais, o conhecimento é a base de todo o relacionamento do empresário com qualquer tipo de situação. Vou utilizar todas as bases e todos os ensinamentos que aprendi. Garantiu a empreendedora.
Já a empreendedora Mary Sousa também participou da oficina e será contemplada com o crédito no evento de liberação a acontecer hoje, ela compartilhou como o crédito será um suporte eficaz para o seu empreendimento:
Na oficina eu pude ter uma noção melhor de como funciona e como o microcrédito vai me abrir portas também. O crédito vai me ajudar muito, em investimento, marketing, cursos. Uma parte vai ser para capital de giro, e a maior parte para investimento porque tenho certeza que isso vai me ajudar demais.
Microcrédito Consciente
A oficina é uma oportunidade valiosa para os futuros beneficiários adquirirem conhecimentos e habilidades que lhes permitirão utilizar o crédito de forma consciente e responsável, maximizando os benefícios e minimizando os riscos financeiros. A meta é capacitar os empreendedores para que possam tomar decisões informadas e estratégicas, garantindo o sucesso e a sustentabilidade de suas atividades econômicas.
