ASN RR
Compartilhe

MBA da Faculdade Sebrae em Roraima responde à exigência do mercado por gestores qualificados

Primeira turma de MBA da Faculdade Sebrae forma profissionais alinhados às necessidades de um mercado em plena expansão
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Formatura da primeira turma de MBA em Gestão de Negócios com Ênfase em Consultoria Empresarial da Faculdade Sebrae

Roraima, um estado em franco crescimento econômico, celebrou a formatura da primeira turma de MBA em Gestão de Negócios com Ênfase em Consultoria Empresarial da Faculdade Sebrae, realizada nesta terça-feira (17). Este marco educacional responde diretamente à demanda do mercado local por profissionais mais qualificados em gestão de negócios, impulsionando a transformação econômica e o fortalecimento das micro e pequenas empresas, que são a base da economia roraimense.

Almir Sá, diretor de Administração e Finanças do Sebrae Roraima, contextualiza o cenário e a estratégia da instituição.

Um estado novo que está começando, com um volume expressivo de pequenos negócios nascendo e os que já existem se consolidando, precisam dessa mão de obra especializada que agora vai para o mercado. São 25 formandos, mas não para por aí; já estamos preparando mais duas turmas. Essa é a chave do negócio. O Sebrae sai na frente e diz: não somos concorrentes, somos complementares. Estamos pegando essa mão de obra formada pelas universidades e especializando-a em nosso negócio, que é cuidar das pequenas empresas e consolidar o desenvolvimento, a geração de empreendedorismo do estado.

Almir Sá, diretor de Administração e Finanças do Sebrae Roraima

Paulo Marcelo Tavares Ribeiro, reitor da Faculdade Sebrae, reforça como a educação executiva é a resposta à demanda do mercado.

“A importância de descentralizar a educação vem desde os programas de base do ensino fundamental e médio que o Sebrae promove, e agora chega ao nível superior. É super importante conseguir levar o conhecimento sobre empreendedorismo, inovação e gestão de pequenos negócios, temas que muitas vezes outras redes de ensino superior não focam, mas que são cruciais para o dia a dia do pequeno empreendedor. Levar todo o conhecimento do Sebrae, que é um grande laboratório de produção de conteúdo prático para ensinar os empreendedores, é fundamental na descentralização do conhecimento.”

Paulo Marcelo Tavares Ribeiro, reitor da Faculdade Sebrae

O MBA em Gestão de Negócios se conecta diretamente com as necessidades do mercado brasileiro atual, especialmente em estados em desenvolvimento como Roraima. O reitor destaca a relevância dessa formação.

“O MBA de gestão de negócios está diretamente relacionado com a formação de um capital social para ajudar o desenvolvimento dos estados, principalmente em regiões onde precisamos fomentar mais o empreendedorismo, a inovação e as práticas de gestão. MBAs focados no desenvolvimento pessoal e com um olhar para as regiões são super importantes para todos os estados, mas em especial para os estados que estão se desenvolvendo, porque também acabam tendo contato com outros profissionais, professores de outras regiões, que vão trazer conceitos novos e vão aprender também com os alunos aqui das turmas para produzir um material rico na formação do indivíduo”, explica.

Roseane Rodrigues, empresária e formanda, enfatiza a atualização do conteúdo do curso. De acordo com ela, a turma está saindo do curso mais preparada para entender as necessidades dos clientes.

“O curso é bem atual e trouxe muita inovação, novas tecnologias e o mercado digital. Tivemos disciplinas muito focadas nesse público e elas nos atualizaram bastante, já que a maioria dos meus colegas já atua no mercado de consultoria. Os professores, que são profissionais atuantes no mercado, trouxeram suas experiências, unindo a teoria à prática. Tenho certeza de que a turma toda saiu melhor do que entrou, com mais conhecimento e mais preparada para atuar como consultora no mercado de trabalho. Hoje, por exemplo, já comecei a colocar em prática em uma consultoria a importância das mídias digitais e como isso pode ser feito para meu cliente, algo que aprendi no curso”, concluiu.