Durante os três dias de Viva Roraima, mais de 17 mil visitantes passaram pelo complexo de gastronomia, empreendedorismo, lazer e negócios montado no Parque Anauá. O evento idealizado pelo Sebrae Roraima reuniu 81 expositores ligados ao segmento do Turismo em Roraima no período de 25 a 27 de abril sendo 7 instituições, 7 municípios, 37 empresas 15 de alimentos e 15 de produtos e serviços do Trade Turístico, 19 empreendedores do artesanato e 11 ambulantes autônomos.
A população encontrou diversidade na culinária, artesanatos, vestuário, serviços turísticos pelas agências de viagens locais, música com artistas regionais, exposições, lazer e inclusão com a montagem do Espaço Azul, dedicado a acolher e entreter crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Jornalista e apreciadora da cultura de Roraima, a Joselinda Lotas, acompanhada do marido e do filho, prestigiou o último dia da Feira Cultural. Aproveitou o fim de tarde para passear, conhecer e comprar.
Essa feira foi muito bacana porque não reuniu só as famílias, mas muitas pessoas interessadas em negócios. Conheci o município de Caroebe sobre a pesca, a cultura indígena está super em alta e culinária está muito bacana, tem de tudo. Resumiu.
A presença da pesca esportiva em Caroebe despertou a curiosidade da jornalista. “Eu não sabia que agora a pesca atrai pessoas de outros Estados, ou seja, o município não é só banana, tem cacau e tem turismo e isso é muito bacana em saber”.

O agricultor familiar Wanderley Júnior destacou a visibilidade que o Viva Roraima deu aos empreendimentos nestes três dias de evento. “Não só para quem é visitante, mas para quem é daqui conhecer um pouco melhor as riquezas que nós temos aqui para proporcionar para o Mundo todo”, disse ele.

Promovido pelo Sebrae/RR, o Viva Roraima teve a parceria do Governo do Estado, por intermédio da Secult (Secretaria Estadual de Cultura e Turismo), Fier (Federação das Indústrias do Estado de Roraima, Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e Fecomércio.
A participação popular gerou satisfação nos resultados.
Superamos as expectativas, é um evento que atraiu as famílias, mostrando aos roraimenses as nossas potencialidades. O Viva Roraima, ano passado [2024] aconteceu de maneira formal no Salão Nacional do Turismo, neste ano, junto a Secult, nós trouxemos esse modelo mais vibrante e ano que vem faremos uma segunda edição ainda melhor. adiantou o diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú.
Mesmo com o fim do Viva Roraima, os trabalhos do Sebrae Roraima com o “Trade Turismo” continuam. Os interessados têm à disposição consultorias, capacitações, ensinamentos sobre uso de ferramentas em tecnologia e inovação para melhorias do segmento.
“Estamos cada vez mais trabalhado com consultorias específicas. Nós temos os nossos profissionais, mas trazemos profissionais de outros Estados com mais exemplos, temos as missões levando os empresários para que eles conheçam outras realidades e possam implantar aqui, fazer os melhores negócios e fazer o futuro se desenvolver”, explanou, o diretor superintendente.
Chamada de “Indústria Limpa”, o turismo é uma das engrenagens que fazem o motor da economia funcionar. “Tem o trabalho de várias empresas que geram emprego, renda para uma série de outros profissionais, esse trabalho ramifica muito e isso é o que nós procuramos aqui, cadeias produtivas que impactam efetivamente no crescimento do Estado”, frisou Baú.
Parceira, a Abav Roraima se diz otimista com o aumento das demandas pelas rotas turísticas. A presidente da Associação, Lena Matos, afirma que o turismo tem crescido, turistas de dentro e de fora de Roraima.
O que nós queremos é que nossos roteiros sejam conhecidos e acessíveis para todos. Os destinos mais procurados são Monte Roraima, Tepequém, Serra Grande, circuito de cachoeiras que fica no Apiaú e a Gran Sabana [Venezuela] a cada dia surgem novos roteiros e nós apresentamos aos nossos turistas.Revelou.
Nestes três dias, segundo Lena, que também atua com a empresa Roraima Adventure, os visitantes tiveram acesso às empresas locais com a venda de pacotes turísticos. “A gente vai mostrando tudo o que Roraima tem. Esses três dias foram muito bons porque puderam mostrar e fazer networking”, comentou a empresária.

PLANEJAMENTO
Todos os cantos da Feira Cultural foram minunciosamente pensados pelas equipes técnicas envolvidas no evento.
Temos a oportunidade em mostrar as potencialidades do nosso estado em relação as nossas micro e pequenas empresas. A participação dos 15 municípios presentes, a participação de mais de 70 expositores mostrando produtos e serviços, além da valorização do profissional que atua no segmento da música.ressaltou o diretor técnico do Sebrae Roraima, Doan Rabelo.

“Sucesso”. Assim resumiu o titular da Secult, Alex Ferreira. “Tivemos a grata satisfação em realizar um grande evento, de encher os olhos, que acolheu as famílias roraimenses de todas as gerações que prestigiou as mais diversas atrações do estado de Roraima com roteiros turísticos, artesanato, culinária, enfim”, relatou.

As expectativas, conforme os gestores, foram superadas. E para manter esta cultura acesa, prometem edições maiores e melhores à população.
O foco desse evento foi o turismo regional e o que enriquece tudo isso são as pessoas, as entidades que participam desse processo. explicou o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Roraima, Almir Sá.
A presença de representações dos municípios do interior do Estado provou que há muito a se ver em Roraima, complementou Sá. “Eles detêm a riqueza do nosso Turismo”, e exaltou que para o próximo ano haverá um evento ainda maior. “Está no calendário de eventos da Secretaria de Cultura”.
ARTE COM A CARA DE RORAIMA
Neste último dia de Viva Roraima, o Sebrae recebeu das mãos de artistas locais o painel com a cara do Estado, que será exposto no evento Amazontech ficará a disposição na sede da empresa e acompanhará as ações itinerantes. Pintado pelos artistas Fredixon Escobar, Diana Echenique e Luiz Hernandez (Venezuela), e Allan Oliveira e Gabriel Fontana (Brasil), a obra reúne elementos das belezas naturais do Estado, bem como representações da fauna e flora local.
